SEGUNDA-10TC

2ª FEIRA DA 10ª SEMANA DO TEMPO COMUM 

10/06/2024

LINKS AUXILIARES:

ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA

AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO

TODOS OS VÍDEOS DE DOM JÚLIO


1ª. Leitura –1 Reis 17,1-6

Salmo 120(121) R- Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!

Evangelho Mateus 5,1-12 


Naquele tempo, vendo as multidões, Jesus subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2  e ele começou a ensinar: 3 “Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4 Felizes os que choram, porque serão consolados. 5 Felizes os mansos, porque receberão a terra em herança. 6 Felizes os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados. 7 Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8 Felizes os puros no coração, porque verão a Deus. 9 Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10 Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11 Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. 12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus. Pois foi deste modo que perseguiram os profetas que vi eram antes de vós.


Meu irmão, minha irmã! 


Mt 5,1-12

No sermão da montanha, Jesus nos revela o seu coração. Ele nos ama, deseja a nossa felicidade, nos ensina o caminho para ser feliz e sobretudo partilha conosco a experiência de sua felicidade. As bem-aventuranças não são um conjunto de novos preceitos. 

Ao mesmo tempo que partilha conosco o caminha que ele mesmo faz para ser feliz, Jesus é realista: ele nos adverte contra os perigos que nos desviam da verdadeira felicidade: a ilusão das riquezas, a alucinação do poder, a quimera das alegrias fáceis, a prisão de ouro da indiferença, a corrupção da injustiça, a falsidade da bajulação.

As bem-aventuranças consistem no caminho que Jesus mesmo trilhou. É um caminho de felicidade bem diferente daquela que propõe o mundo: felizes os que se enriquecem à desmedida, os que desfrutam da vida sem se importar nem se deter ante o direito dos outros, os que são duros e impõem aos outros os próprios interesses. Estas são as bem-aventuranças do egoísmo.

Como antídoto, Jesus propõe uma outra felicidade com afirmações paradoxais: felizes os pobres, os mansos, os que choram, os famintos... Trata-se de um “tratamento de choque” para nos despertar de nosso delírio, para nos arrancar de nossa escravidão e da nossa cegueira voluntária. Nesse sentido, a última bem-aventurança é a mais paradoxal: “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim”. 

Prestemos atenção nas últimas palavras: “por causa de mim”. O “por causa de Jesus” é a chave para entender todas as bem-aventuranças: elas nos unem a Jesus e é essa união a causa de nossa alegria e felicidade.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso