SEXTA-6TC

6ª FEIRA DA 6ª SEMANA COMUM

17/02/2023 

Santos Fundadores dos Servitas

LINKS AUXILIARES:

ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA

AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO

TODOS OS VÍDEOS DE DOM JÚLIO


Leitura: Gênesis 11,1-9

 Salmo  32(33) R- Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

Evangelho de Marcos 8,34-9,1 


Naquele tempo:  34Chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: 'Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la. 36Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? 37E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? 38Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos.' 9,1Disse-lhes Jesus: 'Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão, não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder.' Palavra da Salvação.


Meu irmão, minha irmã!  

Gn 11,1-9

A humanidade unida, vivendo concentrada em um só lugar decide construir “uma cidade e uma torre cujo cimo atinja o céu”. Esse projeto seria um monumento à unidade ao poder da humanidade. Seria também a afirmação da eficácia humana. As pessoas assim planejavam: “Assim, ficaremos famosos, e não seremos dispersos por toda face da terra”. 

Notemos que a humanidade não está concentrada num casal (Adão e Eva), nem em um clã (Noé), mas alargada em uma grande massa que inclui todos os povos da terra. A humanidade está não só concentrada em um lugar, mas está também unida por uma língua única. Todos falam a mesma língua e se entendem.

Nessa unidade e harmonia se insere, porém, o desejo de chegar até o céu por suas próprias forças. A pretensão de autossalvação está na base da desarmonia e da conflitualidade humana.

O nome da cidade é Babel que significa etimologicamente “porta do céu”, mas que no relato bíblico se torna “lugar da confusão”.

Esse episódio de Babel não é somente um evento do passado. Infelizmente é um paradigma do que acontece com frequência. Infelizmente as pessoas não se entendem não só por causa da diferença linguística, mas principalmente pela soberba e orgulho dos seus projetos. A ambição humana de poder, o desejo de se tornar famoso e de se autoredimir, chegando ao céu por suas próprias forças, converte os projetos humanos na fonte da desarmonia e da confusão.

O episódio de Babel, no entanto, tem uma mensagem de esperança velada. A ambição humana de querer subir até o céu não impede que Deus desça até a humanidade. No episódio de Babel, Deus desceu para confundir as línguas. Mesmo que a descida tenha tido um efeito negativo, Deus não abandona a humanidade pecadora à sua própria sorte. Assim ao virar para a próxima página do Gênesis, encontraremos o chamado de Abraão, realizado com o objetivo de abençoar todos os povos da terra.

A resposta do NT para Babel será o Pentecostes. A dispersão babélica será definitivamente superada pela vinda do Espírito Santo quando povos de diversas línguas entenderem a pregação dos apóstolos.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso