DOMINGO-3Q

3º DOMINGO DA QUARESMA - B

03/03/2024

LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: Êxodo 20,1-17

Salmo 18(19)-R- Senhor, tens palavras de vida eterna! 

2ª Leitura: 1Coríntios 1,22-25

Evangelho de João 2,13-25

Estava próxima a Páscoa dos judeus; Jesus, então, subiu a Jerusalém. 14 No templo, encontrou os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e os cambistas nas suas bancas. 15 Então fez um chicote com cordas e a todos expulsou do templo, juntamente com os bois e as ovelhas; jogou no chão o dinheiro dos cambistas e derrubou suas bancas, 16 e aos vendedores de pombas disse: “Tirai daqui essas coisas. Não façais da casa de meu Pai um mercado”! 17  Os discípulos se recordaram do que está escrito: “O zelo por tua casa me há de devorar”. 18 Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agires assim?” 19 Jesus respondeu: “Destruí vós este templo, e em três dias eu o reerguerei”. 20 Os judeus, então, disseram: “A construção deste templo levou quarenta e seis anos, e tu serias capaz de erguê-lo em três dias?” 21 Ora, ele falava isso a respeito do templo que é seu corpo. 22 Depois que Jesus fora reerguido dos mortos, os discípulos se recordaram de que ele tinha dito isso, e creram na Escritura e na palavra que Jesus havia falado. 23  Estando em Jerusalém, na festa da Páscoa, muitos creram no seu nome, vendo os sinais que realizava. 24 Jesus, no entanto, não lhes dava crédito, porque conhecia a todos 25- E não precisava do testemunho de ninguém acerca do ser humano, porque ele conhecia o homem por dentro. 


Prezados irmãos e irmãs!


Neste 3º domingo da Quaresma, a partir do evangelho da expulsão dos vendilhões do templo, somos convidados a viver o mistério da restauração do ser humano em Cristo a partir do símbolo do templo. Também para Jesus, como bom judeu, o templo de Jerusalém constituía um lugar sagrado, devotado a Deus. Desrespeitá-lo significa desrespeitar o próprio Deus, pois templo significa a presença de Deus entre os seres humanos, lugar onde habita Deus.

Comparando com os outros evangelistas, percebemos que João dá um sentido diferente à purificação do templo antecipando-a de sentido simbólico referindo-se à morte e ressurreição de Jesus.

Jesus se escandaliza com a decadência do culto e mostra que a verdadeira habitação de Deus entre os seres humanos é ele mesmo, o seu corpo ressuscitado, que é o novo templo. Assim, quem desrespeita o templo está desrespeitando a sua pessoa, o próprio Deus e toda pessoa humana chamada a ser templo de Deus. Doravante, o culto estará ligado a Jesus, o verdadeiro templo. Jesus profetiza sobre uma prática religiosa ligada à justiça e à realização do seu Reino, e anuncia a sua ressurreição.

Conforme a tradição dos profetas, a prática da religião, o culto só são verdadeiros se promovem a vida e a liberdade de cada uma e de todas as pessoas. O culto que o Pai quer são os verdadeiros adoradores, aquelas pessoas que manifestam Deus em suas vidas por meio do amor ao próximo. Estas são as que adoram “em espírito e em verdade”. O verdadeiro templo de Deus é a comunidade, onde as pessoas são “as pedras vivas”, que continuamente oferecem a Deus o autêntico sacrifício espiritual, que não consta de práticas a cumprir em determinados momentos. Percebemos a diferença entre o legalismo condenado por Jesus e a lei do amor que liberta?

Esforcemo-nos, em especial nesta Quaresma, para que a nossa prática religiosa seja baseada na justiça; que a liturgia que celebramos nos dê novo ânimo na construção da paz e de um mundo sem exclusões, afinal somos todos irmãos e irmãs!


Um bom domingo.


Pe. Manoel Júnior