DOMINGO-9TC

02/06/2024

LINKS AUXILIARES:

ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA

AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO

TODOS OS VÍDEOS DE DOM JÚLIO


Primeira Leitura: Deuteronômio 5,12-15

Salmo Responsorial. 80(81)R-Exultai no Senhor, a nossa força!

Segunda Leitura: 2 Coríntios 4,6-11

Evangelho: Marcos 2,23-3,6 ou (mais curto) 23-28


23.Num dia de sábado, o Senhor caminhava pelos campos e seus discípulos, andando, começaram a colher espigas. 24.Os fariseus observaram-lhe: “Vede! Por que fazem eles no sábado o que não é permitido?”. Jesus respondeu-lhes: 25.“Nunca lestes o que fez Davi, quando se achou em necessidade e teve fome, ele e os seus companheiros? 26.Ele entrou na casa de Deus, sendo Abiatar príncipe dos sacerdotes, e comeu os pães da proposição, dos quais só aos sacerdotes era permitido comer, e os deu aos seus compa­nheiros”. 27.E dizia-lhes: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado; 28.e, para dizer tudo, o Filho do Homem é senhor também do sábado”. 3.1.Noutra vez, entrou ele na sinagoga e achava-se ali um homem que tinha a mão seca. 2.Ora, estavam-no observando se o curaria no dia de sábado, para o acusarem. 3.Ele diz ao homem da mão seca: “Vem para o meio”. 4.Então, lhes pergunta: “É permitido fazer o bem ou o mal no sábado? Salvar uma vida ou matar?”. Mas eles se calavam. 5.Então, lan­çando um olhar indignado sobre eles, e contristado com a dureza de seus corações, diz ao homem: “Estende tua mão!”. Ele estendeu-a e a mão foi curada. 6.Saindo os fariseus dali, deliberaram logo com os herodianos como o haviam de prender.


Prezados irmãos e irmãs!


No verão, quantas vezes colocamos uma vasilha com água em baixo da lâmpada, os insetos encantados com os reflexos da luz, caem na água e morrem afogados. Hoje o texto de Coríntios nos diz que o nosso grande tesouro trazemos em vasos de barro. Ficava imaginando se fossem, os tesouros, guardados em vasos de ouro, o vaso já seria um tesouro, ficaríamos tão encantados com o brilho, que não pensaríamos que o tesouro é dom de Deus, e sim méritos nossos. Se é tesouros foi porque Deus nos deu. Não crer nesta verdade nos levaria a morte.


A primeira leitura nos tira do estado de morte e nos leva a vida e a liberdade, pois se Deus descansa, todos os homens: patrões, empregados, escravos estrangeiros e animais tem direito ao descanso. É o dia de reunir para agradecer a bondade e justiça divina.


Quando nos tornamos legalistas, corremos o grave erro de tirarmos a liberdade e passarmos a escravizar. O que é mais importante os anéis ou os dedos?


No texto do Evangelho, Nosso Senhor, leva vida e liberdade ao homem de mão seca. Os legalistas não enxergam a ação de Deus, são de morte e não de vida. Se preocupam em cumprir preceitos. Acham que cumprir o rito é o suficiente, mas não pensam que o rito sem transformação é só rito.


Precisamos pensar como está a nossa participação na comunidade. Estamos cumprindo preceitos: participar das missas inteiras nos domingos e dias santos de guarda? Ou a minha participação é vida plena e testemunho?


Santa semana a todos!

Pe. José Antonio