DOMINGO-11TC

11º DOMINGO DO TEMPO COMUM- B

16/06/2024

LINKS AUXILIARES:

ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA

AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO

TODOS OS VÍDEOS DE DOM JÚLIO

Primeira Leitura: Ezequiel 17,22-24

Salmo Responsorial-91(92)-R- Como é bom agradecermos ao Senhor.

Segunda Leitura: 2Coríntios 5,6-10

Evangelho: Marcos 4,26-34

Jesus dizia-lhes: “O Reino de Deus é como quando alguém lança a semente na terra. 27         Quer ele esteja dormindo ou acordado, de dia ou de noite, a semente germina e cresce, sem que ele saiba como. 28          A terra produz o fruto por si mesma: primeiro aparecem as folhas, depois a espiga e, finalmente, os grãos que enchem a espiga. 29Ora, logo que o fruto está maduro, mete-se a foice, pois o tempo da colheita chegou”. 30 Jesus dizia-lhes: “Com que ainda podemos comparar o Reino de Deus? Com que parábola podemos apresentá-lo? 31         É como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes. 32           Mas, depois de semeada, cresce e se torna maior que todas as outras hortaliças, com ramos grandes a tal ponto que os pássaros do céu podem fazer seus ninhos em sua sombra”. 33  Jesus lhes anunciava a palavra usando muitas parábolas como estas, de acordo com o que podiam compreender. 34         Nada lhes falava sem usar parábolas. Mas, quando estava a sós com os discípulos, lhes explicava tudo.


Prezados irmãos e irmãs!

          

           “Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender”.

           Não deixe o chinelo virado, pois a mãe morre! Era o modo que nos ensinaram a manter a ordem e a disciplina.

           Quando vim para o Seminário, em 2008, perdia muitas noites de sono, tentando consertar o mundo, sofri muito naquela época. Com o passar do tempo e com a experiência, percebi que deveria fazer a minha parte, que era simplesmente a de jogar a semente, pois, todo o resto do processo não dependia de mim, mas da ação de Deus.

           A partir daquele dia, consegui dormir a noite toda, e os frutos foram aparecendo.

           Na liturgia deste domingo aprendemos lições incríveis. Ezequiel nos mostra que Deus não falha na sua fidelidade.

           Paulo nos diz que o que importa é ser agradável a Deus, praticando boas obras para enfrentar, vitoriosos, o juízo, diante do tribunal de Cristo.

           E o Evangelho nos afirma, em parábolas, que o Reino é obra de Deus e não dos homens.

           Sejamos fiéis, vivamos o nosso batismo.

           Santo domingo a todos!

           Pe José Antônio