Salmo Responsorial 149 R- O Senhor ama seu povo de verdade.
Evangelho: João 15,26-16,4
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Quando vier o defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. 27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim porque não conheceram o Pai nem a mim. 4Eu vos digo isso para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”. – Palavra da salvação
Prezados irmãos e irmãs!
Vocês estão bem?
No Evangelho de João, 15, 26 e 27, Jesus nos diz: “Quando vier o defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo”.
As nossas forças não serão suficientes, para nos sustentarmos, nos tempos difíceis. É o Espírito que nos reforçará a fé no coração, nos momentos de dificuldades, para sermos fiéis testemunhas.
Abençoado dia a todos!
Forte abraço!
Pe José Antonio.
COMENTÁRIO MAIS EXTENSO:
Meu irmão, minha irmã!
At 16,11-15
Hoje ouvimos na leitura de At que narra a chegada de S. Paulo à Europa. Até esse momento, ele tinha pregado o Evangelho somente na Ásia, mas, depois da visão que ele teve de um macedônio que suplicava, “Vem à Macedônia e ajuda-nos”, Paulo zarpou de Trôade para Neápolis, de onde passou para Filipos, uma das principais cidades da Macedônia. A cidade de Filipos era uma cidade fundada por veteranos do exército romano.
E na Europa, as primeiras pessoas que acolhem o Evangelho de Cristo são as mulheres. Dentre as mulheres se destaca uma: Lídia. Ela era comerciante de púrpura, da cidade de Tiatira. Acreditava em Deus (ou seja, conhecia as Escrituras e era simpatizante da religião judaica) e escutava Paulo com atenção. Lídia não somente aderiu ao Evangelho, mas quis também acolher Paulo e seus companheiros em sua casa, depois de ter recebido o batismo com toda a sua família. Conforme relata os At: ela os forçou a aceitar a sua hospitalidade.
Tudo isso é motivo de alegria e também de reconhecimento do papel importante das mulheres na Evangelização. Podemos comparar o papel das mulheres de Filipos com a de Maria. O primeiro ser humano que acolheu o Senhor na terra foi Maria, uma mulher que estava cheia da graça de Deus. Na Europa, são as mulheres (e de modo particular Lídia) as primeiras pessoas que acolhem o Evangelho e que colaboram na sua difusão.
Rendamos graças a Deus pelo papel desempenhado pelas mulheres na evangelização do mundo.
Jo 15,26-16,4
Quando vier o defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.
Jesus está partindo, mas não deixará os discípulos sem um Defensor. Jesus foi o Defensor dos discípulos, mas agora Jesus promete um outro Defensor: o Espírito da verdade. Jesus dá aos discípulos a certeza de que eles não ficarão órfãos e desamparados com a sua partida. E no momento mais difícil, quando vier a perseguição, eles terão ao seu lado quem os defenderá e ensinará a eles o que dizer e fazer.
Jesus é a videira e os discípulos são os ramos. Ora, se a videira é perseguida, consequentemente o mesmo acontecerá com os ramos. Quando os ramos, que somos nós, passamos por perseguições, também a videira é perseguida. Foi isso que Jesus perguntou a Paulo quando apareceu para ele no caminho de Damasco: Saulo por que me persegues? Perseguir a Igreja é perseguir Cristo.
Mas é no momento da perseguição que a Igreja dá testemunho de Cristo, ou melhor, é o próprio Cristo que dá testemunho nos cristãos pela ação do Espírito da verdade.