QUARTA-5TP

SÃO JOSÉ OPERÁRIO

01/05/2024

LINKS AUXILIARES:

(NAS COMUNIDADES EM QUE SE LÊ O EVANGELHO DE JOÃO, POR FAVOR, VER MAIS ABAIXO)

Primeira Leitura: Gênesis1,26-2,3 ou Colossenses 3,14-15;17;23-24

Sl 89 (90) R- Ó Senhor, fazei dar frutos o labor de nossas mãos!

Mateus 13,54-58

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé. – Palavra da salvação

Meu irmão, minha irmã!


Mt 13,54-58

A reação do povo de Nazaré em relação à sabedoria de Jesus faz pensar no capítulo do Eclesiástico, que contrapõe o trabalho manual e a lei. As pessoas simples, diz o Eclesiástico, colocam toda a atenção nas coisas materiais; o escriba, pelo contrário, tem pensamentos profundos a respeito das coisas importantes e pode ser consultado para uma boa administração da cidade.

As pessoas de Nazaré se perguntam: “De onde lhe provém esta sabedoria? Não é o filho do carpinteiro?”, que não estudou e não adquiriu cultura?

É claro: a sabedoria de Jesus é sabedoria divina e ele insistiu várias vezes sobre o mistério de Deus que é revelado aos pequeninos e aos simples e que se esconde dos sábios. Jesus criticou a sabedoria dos escribas que “falam, mas não fazem”.

Por outra parte o Evangelho insiste também sobre a palavra: é necessário acolher a palavra de Deus! O trabalho somente tem valor quando inspirado pela Palavra de Deus. “Tudo o que fizerdes em palavras e obras fazei-o no nome do Senhor Jesus, dando graças por meio dele a Deus Pai”.

Tudo o que fizermos, quer sejam trabalhos manuais quer sejam intelectuais devemos fazê-lo em nome de Jesus. O evangelho nos inculca o serviço sincero, humilde, a disponibilidade na caridade para estar unido a Jesus, filho do carpinteiro, que declarou ter vindo para servir.

A verdadeira dignidade consiste no serviço dos irmãos segundo as capacidades em união a Jesus, Filho de Deus. 


OUTRA OPÇÃO PARA QUEM NÃO USA AS LEITURAS PRÓPRIAS DA FESTA DE S. JOSÉ:


Evangelho: João 15,1-8

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto, ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira, e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã!


Jo 15,1-8

Os viticultores sabem que a videira é uma planta que requer muitos cuidados. Essa imagem é, portanto, apta para falar dos cuidados que Deus tem com o seu povo. Foi o que ele fez no AT (Is 5; Jr 2,21).

Jesus escolheu essa imagem da videira também para falar da união íntima entre Ele e os seus discípulos. Por isso, ele chama a atenção para os ramos da videira. Quem conhece a planta sabe que nem todo ramo produz fruto. Por isso é preciso um cuidado contínuo de poda e de limpeza do vinhateiro.

No evangelho Jesus afirma uma mudança importante em relação ao AT. No AT a videira representava o Povo escolhido. No evangelho de hoje, Jesus afirma que a videira é Ele mesmo. O vinhateiro continua sendo o Pai.

A poda e a limpeza de que se fala no v. 3 foi realizada pelo próprio Jesus. A missão de Jesus consiste exatamente em purificar os discípulos. Pela sua morte, Jesus realiza em plenitude essa obra de purificação. 

Para dar fruto é necessária a união vital com Jesus. Sem essa união não há vida e, em consequência, não há fruto. A pessoa se essa união vital não pode dar fruto. Por isso a autossuficiência nos afasta de Deus e corta a nossa união com Ele. 

Dar fruto é viver a vida de verdadeiro discípulo. A união dos discípulos com Cristo é semelhante à união do Filho com o Pai. 


DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso