SEXTA-4TP

6ª FEIRA DA 4ª SEMANA DA PÁSCOA 

26/04/2024

LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: Atos 13,26-33 

Salmo Responsorial 2 R-Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei! 

Evangelho: João 14,1-6 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1'Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho.' 5Tomé disse a Jesus: 'Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?' 6Jesus respondeu: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Palavra da Salvação.


Meu irmão, minha irmã! 

Jo 14,1-6

“Na casa de meu Pai há muitas moradas”. Não devemos pensar que o Senhor vá para um hotel para nos preparar um quarto. Dizendo: “Vou preparar-vos um lugar”, Jesus quer dizer: “Sofrerei para transformar as pessoas, para torná-las capazes de estar perto de Deus”.

Durante o processo judaico Jesus será acusado de querer construir um novo templo. Na realidade, na ressurreição, Ele preparou o novo templo que é, ao mesmo tempo, casa de Deus e casa das pessoas redimidas: este é o lugar que Ele nos preparou. Agora podemos ter a coragem de nos aproximar de Deus com plena confiança pela fé nele. Aproximar-se de Deus é algo de tremendo para uma pessoa pecadora, mas graças à morte e à ressurreição do Filho nós o podemos agora com amor confiante e reconhecido. Foi desta maneira que Jesus nos preparou um lugar na casa do Pai.

Após ter feito esta preparação Jesus vem ao nosso encontro e nos toma com Ele na sua ressurreição: Ele o faz primeiro nos sacramentos (de modo especial na eucaristia) e depois o fará definitivamente quando nos chamar no momento da morte para além dela.


DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso