TERÇA-22TC

3ª FEIRA DA 22 ª SEMANA COMUM

03/09/2024

 São Gregório Magno

LINKS AUXILIARES:

 

1ª Leitura: 1 Coríntios 2,10b-16

Salmo Responsorial 144(145)-R- É justo o Senhor em seus caminhos. 

Evangelho Lucas 4,31-37

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“O que queres de nós, Jesus nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o santo de Deus!” 35Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos, e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros com autoridade e poder, e eles saem”. 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza. – Palavra da salvação


Meu irmão, minha irmã! 

1Cor 2,10b-16

O Apóstolo Paulo, depois de contrapor a sabedoria humana e a sabedoria divina, contrapõe o homem psíquico e o homem espiritual.

O homem psíquico é aquele que usa somente as faculdades naturais de conhecimento e de inteligência. Ele não supera o nível das capacidades naturais, por siso ele não consegue entender nem aceitar o que é próprio do Espirito de Deus. O homem psíquico não é aberto à verdade ensinada pelo Espírito Santo. É esse tipo de homem que considera a cruz de Cristo uma insensatez sem perceber que o insensato é ele mesmo. 

Em contraposição ao homem psíquico, Paulo fala que o homem espiritual é aquele que está sintonizado com o pensamento de Cristo e julga todas as coisas do ponto de vista sobrenatural. Ele é aquele que recebeu de Deus uma faculdade cognoscitiva adequada para conhecer o que vem de Deus. Ele consegue conhecer e apreciar os mistérios da fé porque sua inteligência foi elevada pela graça e pelo Espírito de Deus. Com efeito, o Espírito dá ao homem espiritual a capacidade de julgar todas as realidades à luz do planto divino da salvação. O homem espiritual é aquele que acolhe a cruz de Cristo como sabedoria e poder de Deus. Podemos dizer, portanto, que o homem espiritual é aquele que, uma vez que “o Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus”, e inserido na própria inacessibilidade e mistério de Deus.

Peçamos sempre o Espirito Santo. Que Ele habite em nosso coração; e que nós habitemos nele.


DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso