Salmo Responsorial 99(100) R- Aclamai o Senhor, ó terra inteira.
Evangelho: João 15,18-21
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. 20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isso eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”. – Palavra da salvação.
Meu irmão, minha irmã!
At 16,1-10
É interessante e instrutivo ver no relato da leitura de hoje como o Espírito Santo guia os apóstolos na sua missão evangelizadora.
Paulo e Timóteo atravessam “a Frígia e a região Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia”. Eles tentaram então “entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu”. Por duas vezes, o Espírito Santo parece obstaculizar a apostolado de Paulo e Timóteo.
Somente quando eles chegam à cidade de Trôade, Paulo e Timóteo entendem que o Espírito os tinha impedido de pregar o Evangelho na Ásia, porque tinha um plano mais amplo. O Espírito queria que eles fossem para a Macedônia, ou seja, que eles entrassem na Europa!
Certamente Paulo e Timóteo ficaram desconcertados com as proibições do Espírito, mas ao chegarem a Trôade, eles perceberam que o Espírito Santo tinha um desígnio muito mais amplo e importante do que os planos deles.
Isso tudo é para nós muito importante. Devemos ser dóceis ao Espírito Santo, mesmo quando ele contrasta os nossos projetos e impede que realizemos os nossos planos. É mais fácil obedecer ao Espírito quando reconhecemos que nossos projetos são muito estreitos e egoístas. Quando, porém, nossos projetos são bons, é mais difícil entender os obstáculos que o Espírito Santo põe em nosso caminho. Nesses casos é preciso muito desapego de nossos planos e uma obediência ainda maior ao Espírito Santo.
Nesses momentos em que o Espírito quer algo diferente do que nós planejamos é preciso rezar para ter a luz necessária para ver que o que Ele nos reserva será imensamente melhor para a Evangelização do que os nossos projetos. Assim os obstáculos que o Espírito Santo coloca em nossos projetos se transformarão em ocasião para um trabalho mais generoso e teremos a alegria de ter servido ao Senhor com docilidade e retidão.
Aprendamos com S. Paulo e S. Timóteo a docilidade ao Espírito Santo.
Jo 15,18-21
“O servo não é maior do que o seu Senhor”. Quem viveu isso de modo exemplar foi nossa Senhora. Hoje é sábado, e nos lembramos de Maria que, sendo a Mãe de Jesus nunca buscou para si privilégios por esse desígnio divino que se realizou nela. Maria se manteve humilde durante toda a vida até o Calvário, participando da dor de Jesus e se tornando através dessa comunhão como Ele.
O servo não deve pretender ser maior do que Jesus. Como Maria, a serva do Senhor, não busquemos para nós privilégios egoístas. Vivamos no silêncio de Maria.