SEGUNDA-31TC

2ª FEIRA DA 31ª SEMANA COMUM. - 

04/11/2024  

São Carlos Borromeu

LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: Filipenses 2,1-4

Salmo Responsorial 130(131)-R- Guardai-me, em paz, junto a vós, Senhor!

 Evangelho Lucas 14,12-14 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 12dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isso já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã!

Fl 2,1-4

Paulo exorta os dirigentes da comunidade cristã de Filipos à humildade e à caridade. Os dirigentes da comunidade começaram sentir a tentação de mandar, por isso a exortação de Paulo se desenrola em forma de hino.

Paulo pede aos chefes da comunidade que não façam nada por competição ou por desejo de receber elogios. Sabemos que não é fácil agir com humildade, pois todos nós desejamos que nossos trabalhos sejam reconhecidos e elogiados. Ao fazer o bem, sem nos apercebermos começamos esperar algo em troca.

Nisto consiste o comportamento cristão: de fazer o bem porque é o bem e não para receber a recompensa. Buscamos não os nossos interesses, mas o dos outros. 

Quando fizermos o bem hoje, repitamos muitas vezes a exortação de Paulo: “nada façais por competição ou vanglória, mas, com humildade, cada um julgue que o outro é mais importante, e não cuide somente do que é seu, mas também do que é do outro”.


DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso