SEXTA-34TC

6ª FEIRA DA 34ª SEMANA COMUM. -

 29/11/2024

LINKS AUXILIARES:

 

1ª Leitura: Apocalipse 20,1-4.11-21,2

Salmo Responsorial 83(84)R- Eis a tenda de Deus, no meio do povo!

Evangelho Lucas 21, 29-33

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 29Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. 30Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o reino de Deus está perto. 32Em verdade eu vos digo, tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”. – Palavra da salvação.

Meu irmão, minha irmã! 

 

Como os brotos das árvores são o sinal da primavera, alguns acontecimentos prenunciam o fim do mundo. Que acontecimentos são esses? Os acontecimentos descritos no evangelho, ou seja, a guerra entre os povos, a perseguição dos cristãos, a instabilidade do universo e a sua morte (Lc 21,7-26).

Além desses acontecimentos que prenunciam a proximidade do fim, o próprio Jesus afirma explicitamente: “não passará esta geração sem que tudo aconteça”. Essa afirmação de Jesus nos mostra que o fim do mundo está próximo não em senso quantitativo, mas qualitativo. Não se trata de proximidade de anos ou de dias que podem ser contados, mas de uma proximidade qualitativa, ou seja, cada dia que vivemos está aberto ao fim e envolto no mistério de Deus. Todos os momentos de nossa vida, devemos vivê-los como os últimos. Assim nossa vida ganha uma seriedade enorme, mas também se reveste de uma esperança ainda maior. Sim! Porque cada minuto é decisivo para a nossa salvação e para a vinda do reino. 

Assim vive o cristão neste mundo: na grande esperança de que cada acontecimento por mais insignificante que seja, na verdade traz o peso da eternidade e o mistério da presença de Jesus morto e ressuscitado.


DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso