SÁBADO DA 19 ª SEMANA COMUM
1ª Leitura: Josué 24,14-29
Salmo Responsorial 15(16)R- O Senhor é a porção da minha herança!
Evangelho Mateus 19,13-15
13- Naquele momento, levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreenderam. 14 Jesus disse: “Deixai as crianças, e não as impeçais de virem a mim; porque a pessoas assim é que pertence o Reino dos Céus”. 15 E depois de impor as mãos sobre elas, ele partiu dali.
Comentário do Evangelho
Vocês estão bem?
No Evangelho de Mateus, 19, 14 e 15, Jesus disse: “Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus. E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali”.
O amor de Deus é para todos os que se aproximam d’Ele com a simplicidade de uma criança, pois, o Reino dos Céus está nas pequenas coisas, na simplicidade. E, Jesus é Aquele que acolhe os pequenos para lhes oferecer este Reino de vida e de amor.
Abençoado dia a todos!
Forte abraço!
Pe José Antonio.
Comentário da 1ª leitura
O diálogo de Josué com o povo é surpreendente.
Primeiramente, Josué deixa ao povo a escolha: “se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir”. Depois que o povo declara que quer servir ao Senhor, Josué, em vez de elogiar o povo pela sua escolha, parece querer desencorajar o povo de sua decisão: “não podeis servir ao Senhor, pois Ele é um Deus Santo, um Deus ciumento, que não suportará as vossas transgressões e pecados. Ele se voltará contra vós, e vos tratará mal e vos aniquilará”.
“Ele se voltará contra vós, e vos tratará mal e vos aniquilará”. Por que Josué reage dessa forma estranha ao desejo de o povo servir a Deus?
Porque Josué quer alertar o povo contra o risco de um compromisso superficial que não se sustente às primeiras dificuldades.
Aceitar entrar numa relação de Aliança com Deus é uma coisa muito séria, não é mera cerimônia externa, sem consequências graves para a vida toda. Pelo contrário, é um compromisso radical e definitivo, que deve envolver toda a pessoa, em todas as suas ações e decisões, em todos os seu pensamentos e desejos. Ninguém é obrigado a assumir esse compromisso. Deus respeita a liberdade humana. Ele criou o ser humano livre e deseja a sua liberdade. Deus sabe que obrigar desrespeita a dignidade tanto do ser humano quanto do próprio Deus.
Cada um é livre para escolher a vida ou a morte. Quem se compromete com Deus, porém, deve fazer isso para valer. A dignidade da pessoa humana consiste precisamente nessa capacidade de assumir compromisso definitivo e de se manter fiel a ele.
É isso que fazemos cada ano na Vigília Pascal. Fazemos a renovação das promessas do batismo para renunciar ao pecado, a todas as idolatrias do sexo, do poder e do dinheiro, a tudo o que não é digno da nossa humanidade e da fé em Cristo. Fazemos a renovação das promessas batismais para acolher na nossa vida a luz, o amor e a vontade de Deus. Com a renovação das promessas batismais fundamos toda a nossa vida sobre a relação com Deus.