QUINTA-20TC

NOSSA SENHORA RAINHA

22/08/2024

LINKS AUXILIARES:

 

1ª Leitura: Isaías 9,1-6 

Salmo Responsorial 112(113)R- Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade! 

Evangelho Lucas 1, 26-38 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi, e o nome da virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã!  

Lc 1,26-38

É uma alegria para nós honrar Nossa Senhora com o título de Rainha e contemplar o momento da sua coroação.

Maria é rainha porque é mãe de Jesus, rei do universo, salvador de todos os homens.

Ao ser coroada, Maria tem a mesma atitude interior do momento da anunciação. Não é por menos que no dia da coroação de Maria no céu, a liturgia nos proponha o evangelho da anunciação. Maria se declarou a “serva do Senhor” e é essa a mesma atitude no momento de sua coroação. Ela se inclina humildemente para receber a coroa da mesma maneira como ela se inclina para receber o anúncio do anjo. Aquela que é coroada é a serva do Senhor. Nossa Senhora Rainha continua repetindo para nós: derrubou os poderosos de seus tronos e elevou os humildes.

Maria Rainha nos faz descobrir o sentido verdadeiro da humildade. Humildade não é humilhação, não é abaixamento sem objetivo, não é renúncia à dignidade. Podemos dizer que humildade é o caminho para a autêntica dignidade, que é a glória que Deus deseja nos dar e que pode ser somente a glória dos humildes de coração, a glória de Jesus, humilde de coração.

A glória de Deus, a glória que damos a Jesus não é a glória soberba, é a glória humilde, a glória do amor de quem se deu até o fim. 

Peçamos a Nossa Senhora que, nos alegrando com ela, nos encha o coração de confiança nela. Ela, por ser Rainha, se põe ao nosso serviço que somos os seus filhos. Ela é Rainha para nos libertar do pecado, das aflições e das tentações.

 

DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso