TERÇA-1Q

3ª FEIRA DA 1ª SEMANA DA QUARESMA

20/02/2024 

Santos Francisco e Jacinta Marto


 LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura Isaías 55, 10 – 11 

Salmo 33/34= “O Senhor liberta o justo de todas as suas angústias” 

Evangelho Mateus 6, 7-15 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai Nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. 14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes. Palavra da Salvação.

Meu irmão, Minha irmã!

Mt 6,7-15

Nenhuma palavra pode chegar até Deus se não vem de Deus; palavra alguma pode subir até o céu, se não vem do céu! O profeta Isaías fala da Palavra de Deus como uma chuva que desce do céu e para lá retorna somente depois de ter produzido fruto nos corações das pessoas. Assim a Palavra que vem de Deus é eficaz em nós e no próprio Deus.

É, portanto, um grande dom que Jesus nos ensine a sua oração. Nós não somos capazes de rezar de maneira digna de Deus, mas temos segurança de que nossa oração chegará ao coração do Pai porque foi o próprio Jesus que nos ensinou a rezar. Jesus nos deu a oração do Pai-nosso e nos deu também a capacidade de rezá-la com o coração de filhos. Rezar o Pai-nosso não é simplesmente uma recitação: é autêntica oração porque nos dirigimos ao Pai com a oração do Senhor e com o Espírito do Senhor. O Espírito foi derramado em nossos corações, e Ele reza em nós: Abbá!

Nesse tempo da quaresma devemos rezar o Pai-nosso com consciência. Se nós vivemos em discórdia, se nutrimos rancor contra alguém, se não perdoamos de coração o irmão, fica impossível rezar o pai-nosso com o coração do Filho: o que sai de nossa boca entra em contradição com o modo como nos comportamos. Devemos, portanto, deixar de rezar o Pai-nosso? Não! Devemos mudar nossas atitudes, devemos nos converter para que a nossa vida concorde com a oração dos nossos lábios!

Neste tempo da quaresma, abramos nosso coração à oração do Pai-nosso para que ela nos transforme interiormente, corrija os nossos defeitos, converta o nosso coração. Assim poderemos rezar como filhos o Pai-nosso. 


DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso