PENTECOSTES

DOMINGO DE PENTECOSTES

19/05/2024

LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: Atos 2,1-11 

Salmo Responsorial 103(104)R- Enviai o vosso Espírito, Senhor, / e da terra toda a face renovai.

Segunda Leitura: 1 Coríntios 12,3b-7.12-13 

(ou Gálatas 5,16-25


Evangelho: João 20,19-23 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João (20,19-23) – 19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”. – Palavra da salvação.



Irmãos e Irmãs caríssimos,


Com a solenidade de hoje encerramos o tempo Pascal. E com esta Solenidade de Pentecostes somos levados a recordar o dia em que a comunidade é revestida pela força do Espírito Santo para ser testemunha do Senhor ressuscitado, que a envia a anunciar o evangelho a todos os povos, línguas e nações.

A força da oração: “Vinde Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor” nos impulsiona a vivermos nossa vocação, nossa capacidade para o encontro, para o amor, para a união, para a doação. Com este chamado somos capacitados pelo Espírito para anunciar a Boa Nova com coragem e ousadia (parresia).

O Papa Francisco afirma que é necessário ser evangelizadores com espírito, isto é, evangelizadores que se abrem sem medo à ação do Espírito Santo. No Pentecostes, o Espírito faz os Apóstolos saírem de si mesmos e os transforma em anunciadores das maravilhas de Deus, que cada um começa a entender na própria língua.

O Pentecostes nos insufla a sairmos de nós mesmos e sermos como os apóstolos ousados, valentes e pregarmos o Evangelho, a Boa Nova, mesmo contra a corrente. Apoiemo-nos na oração, pois sem ela toda ação corre o risco de ficar vã e o anúncio desprovido de alma. Jesus quer evangelizadores que anunciem a Boa Nova, não só com palavras, mas, sobretudo com uma vida transfigurada pela presença de Deus (Evangelii Gaudium, 259).

O Espírito de Deus proporciona viver a unidade da fé em Cristo, na diversidade de ministérios a serviço do Reino. Lembremo-nos de Paulo que afirma que ninguém é capaz de dizer: “Jesus é o Senhor”, a não ser pelo Espírito Santo. Espírito, este, que nos conduz à adesão da fé no Ressuscitado, que nos une na diversidade de dons, de ministérios e de atividades. O dom do Espírito se manifesta em cada pessoa, “em vista do bem comum” (12,7).

Iluminados e conduzidos pelo amor de Jesus ressuscitado, testemunhemos com a vida nova do Espírito que formamos um só corpo em Cristo e podemos falar a linguagem do amor, da justiça e da paz.

Concluindo com a súplica da oração do dia que diz :”santifique a Igreja toda e derrame por toda a extensão do mundo os dons do Espírito  Santo.” Amém.

Maria Angela Guenka – leiga comprometida com a causa do Evangelho