QUINTA-1TC

5ªFEIRA DA 1ª SEMANA COMUM 

11/01/2024 

LINKS AUXILIARES:

Leitura: 1 Samuel 4,1-11 

Salmo 43(44) R- Libertai-nos, Senhor, pela vossa compaixão! 

Evangelho de Marcos 1,40-45 

Naquele tempo: 40Um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: 'Se queres tens o poder de curar-me'. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: 'Eu quero: fica curado!' 42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: 'Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!' 45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo. Palavra da Salvação.

Meu irmão, minha irmã!

Mc 1,40-45

A enfermidade sempre está presente na vida das pessoas. Ela como que constitui uma característica típica da condição humana. O que fazer quando nós adoecemos? Precisamos recorrer ao médico!

Santo Agostinho expressa bem, numa das suas preces, a atitude que devemos ter diante do médico: “Tende piedade de mim, Senhor! Vede, não vos escondo as minhas feridas. Vós sois o médico, eu o doente; Vós sois misericordioso, eu miserável” (Conf., X,39).

Cristo é o verdadeiro médico, que o Pai Celeste enviou ao mundo para purificar o homem, assinalado no corpo e na alma pelo pecado e suas consequências. O Evangelho de Marcos nos apresenta Jesus que, no início do seu ministério público, se dedica completamente à pregação e à cura dos enfermos nos povoados da Galileia. Os inúmeros milagres que Ele realiza nos doentes confirmam a “boa notícia” do Reino de Deus.

Hoje, o trecho evangélico narra a cura de um leproso e expressa com grande eficácia a intensidade da relação entre Deus e o homem, resumida num diálogo maravilhoso: “Se queres, tens o poder de curar-me”. Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” No mesmo instante, a lepra desapareceu, e ele ficou curado” (cf. Mc 1,40-42). Vemos aqui, como que concentrada, toda a história da salvação: aquele gesto de Jesus, que estende a mão e toca o corpo chagado da pessoa que o invoca, manifesta perfeitamente a vontade de Deus de curar a sua criatura decaída, restituindo-lhe a “vida em abundância” (Jo 10,10), a vida eterna e feliz.

Cristo é “a mão” de Deus estendida à humanidade, para que a mesma consiga sair das areias movediças da doença e da morte, para que a humanidade se erga sobre a rocha sólida do amor divino (cf. Sl 39,2-3).

Hoje, confiemos a Maria, “Saúde dos enfermos”, todos os doentes, especialmente os que, em todas as partes do mundo, além da falta de saúde, sofrem também por causa da solidão, da miséria e da marginalização. Rezemos também pelos que, nos hospitais e em casa, cuidam dos doentes. A Virgem Santa ajude cada um a encontrar alívio no corpo e no espírito, graças a uma adequada assistência médica e à caridade fraterna.



 DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

https://pt-br.facebook.com/domjulioendi.akamine  

Créditos do áudio: Rádio Uniso