26/01/2025
1ª leitura: Neemias 8,2-4a.5-6
Salmo 18(18b) R- Vossas palavras, Senhor, são espírito e vida!
2ª leitura: 1 Coríntios 12,12-30
Evangelho de Lucas 1,1-4;4,14-21
"1.Muitos empreenderam compor uma história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, 2.como no-los transmitiram aqueles que foram desde o princípio testemunhas oculares e que se tornaram ministros da palavra. 3.Também a mim me pareceu bem, depois de haver diligentemente investigado tudo desde o princípio, escrevê-los para ti segundo a ordem, excelentíssimo Teófilo,* 4.para que conheças a solidez daqueles ensinamentos que tens recebido.""14.Jesus, então, cheio da força do Espírito, voltou para a Galileia. E a sua fama divulgou-se por toda a região. 15.Ele ensinava nas sinagogas e era aclamado por todos. (= Mt 13,53-58 = Mc 6,1-6) 16.Dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. 17.Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito (61,1s):* 18.O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a Boa-Nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, 19.para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor. 20.E, enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21.Ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir”."
Queridos amigos e amigas de Deus,
Este domingo é declarado como Domingo da Palavra, que deve orientar nossa vida. É também justamente o domingo em que começa a leitura do Evangelho de Lucas, que vamos escutar durante este ano aos domingos. Lucas dedicou sua obra a um senhor, chamado Teófilo, que significa “amigo de Deus”. Suponho que todos e todas que lemos o Evangelho queremos ser amigos e amigas de Deus; em outras palavras: esta obra é dedicada a nós, e em cada domingo deste ano nos espera uma palavra dedicada a nós que somos Teófilos e Teófilas – uma palavra muito pessoal!
Hoje encontramos Jesus na sinagoga de Nazaré. Sua maneira de interpretar a Palavra da Escritura prende a atenção de todos. Depois de ler uma passagem do profeta Isaías, ele diz: Hoje se cumpriu essa passagem. Cumpriu-se nele: sobre ele pousou o Espírito, ele é o consagrado. Ele veio anunciar a Boa Nova aos pobres, a libertação aos presos, recuperar a vista aos cegos e libertar aos oprimidos. Mas também se cumpre em nós que fomos ungidos no nosso Batismo e recebemos o Espírito Santo para testemunhar o amor de Deus onde estamos. Somos chamados a transformar o ambiente onde vivemos: Deixar o bom “odor” de Cristo onde passamos.
A primeira leitura nos conta de uma grande reunião do povo de Deus que havia retornado do exílio e estava reorganizando sua vida conforme a tradição: um povo que conhece a lei de Deus e orienta toda sua vida conforme esta lei. No centro desta leitura escutamos: Hoje é um dia consagrado ao nosso Deus. Não fiquem tristes, pois a alegria de Javé é nossa força. Outra vez temos aqui a palavra: “hoje” - hoje é festa para o povo de Israel, porque Deus fala ao povo. Hoje é festa para nós, porque Deus nos lembra que somos seu povo.
Como povo de Deus, assim nos diz Paulo na 2ª Leitura, cada um tem sua função e sua importância. A diversidade é necessária e funciona, se cada membro assume sua parte.
Caros Teófilos, caras Teófilas, o mundo concreto, onde vivemos, espera que assumamos HOJE nosso papel de testemunhas do amor de Deus, cada um com suas capacidades, em suas circunstâncias.
Ir. Timótea OSB