SÁBADO-10-TC

SÁBADO DA 10ª SEMANA COMUM

15/06/2024 

 Beata Albertina Berkenbrock


LINKS AUXILIARES:

ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA

AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO

TODOS OS VÍDEOS DE DOM JÚLIO


Primeira Leitura: 1 Reis 19,19-21

Salmo Responsorial 15(16)-R- O Senhor é a porção de minha herança. 

Evangelho: Mateus 5,33-37 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33“Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas ‘cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. 34Eu, porém, vos digo, não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande rei. 36Não jures tampouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. 37Seja o vosso ‘sim’ sim e o vosso ‘não’ não. Tudo o que for além disso vem do maligno”. – Palavra da salvação

 

Meu irmão, minha irmã!

Mt 5,33-37

Jesus proíbe não somente o falso juramento, mas qualquer tipo de juramento que envolva Deus. Segundo Jesus, isso é desrespeito a Deus porque é uma forma de instrumentalização de Deus. 

Evidentemente não se trata da proibição absoluta de fazer juramentos, pois o juramento, quando feito com reta intenção e com verdade, é feito em várias ocasiões.

O que Jesus pretende com essa proibição é afirmar que entre os cristãos, a sinceridade deve ser tal que dispense a necessidade de fazer juramentos. Deus é absolutamente fiel ao que Ele diz e, por isso, não precisa jurar. Do mesmo modo os cristãos deveriam ser tão verazes no que falam e fiéis ao que prometem que os juramentos poderiam ser dispensados.

Peçamos a Maria que possamos viver nessa simplicidade, sinceridade e respeito.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

https://pt-br.facebook.com/domjulioendi.akamine

Créditos do áudio: Rádio Uniso