QUINTA-13TC

5ª FEIRA DA 13ª SEMANA DO TEMPO COMUM 

04/07/2024

Santa Isabel de Portugal

LINKS AUXILIARES:


1ª. Leitura –Amós 7,10-17

Salmo 18(19)R- Os julgamentos do Senhor são retos e justos igualmente.

Evangelho Mateus 9,1-8 

Naquele tempo, entrando num barco, Jesus passou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. 2 Apresentaram-lhe, então, um paralítico, deitado numa maca. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, teus pecados estão perdoados!” 3 Então alguns escribas pensaram: “Esse homem está blasfemando”. 4 Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? 5 Que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados são perdoados’, ou: ‘Levanta-te e anda’? 6 Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, – disse então ao paralítico – levanta- te, pega a tua maca e vai para casa”. 7 O paralítico levantou-se e foi para casa. 8 Vendo isso, a multidão ficou cheia de temor e glorificou a Deus por ter dado tal poder aos seres humanos. Palavra da Salvação


Meu irmão, minha irmã! 

Mt 9,1-8

O paralítico é um doente incurável. Praticamente está já morto em vida. Ele é carregado por alguns homens que o levam até Jesus. 

É significativa a reação de Jesus: Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!

É evidente que aquele paralítico necessita da cura física, mas Jesus parece só ver a fé daqueles homens e a necessidade que o paralítico tem da saúde espiritual. É significativo isso para nós: o que é mais importante a saúde física ou a espiritual? Jesus não deixa dúvidas de que o perdão dos pecados é o que mais necessitamos. Por isso os que carregam o paralítico se tornam os portadores espirituais que conduzem a fé em Cristo.

A intervenção de Jesus confirma o poder dele sobre o mal e o pecado. A doença física fica em segundo plano para dar lugar a saúde eterna. Jesus cura o homem da paralisia exatamente para mostrar que a saúde da alma é mais importante e necessária do que a saúde do corpo.

Por fim, o relato se conclui com a reação da multidão: “Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens”.

O poder que Jesus tem de perdoar os pecados foi comunicado à Igreja. E, na Igreja, esse poder foi comunicado a homens escolhidos por Jesus para desempenhar essa missão de perdoar. O poder de perdoar pecados é inseparável da pessoa de Jesus e da Igreja. Por isso, quando o padre absolve os pecados ele diz: “eu te absolvo dos teus pecados”. Esse “eu” não é o do padre, mas o de Jesus. Ou melhor é o “eu” de Jesus tornado presente no “eu” do seu ministro.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso