TERÇA-11TC

TERÇA-FEIRA DA 11ª SEMANA COMUM 

18/06/2024

LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: 1 Reis 21,17-29 

Salmo Responsorial 50(51)-R- Misericórdia, Senhor, porque pecamos! 

Evangelho: Mateus 5,43-48  

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo, amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”. – Palavra da salvação


Meu irmão, minha irmã! 

Mt 5,43-48

No Evangelho de hoje é um chamado a sermos o que nós somos desde o dia do nosso batismo. É um convite muito concreto a crescer no amor filial a Deus Pai.

Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus.

Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.

Somos chamados a desenvolver em nós a filiação divina, que recebemos no batismo. O Espírito Santo em nós nos move para a plenitude da vida filial e cabe a nós nos abrir aos seus impulsos. Deus é amor, e o Espírito faz crescer o amor em nós: amor a todos e amor aos inimigos.

“Amai os vossos inimigos”. Não há uma palavra do Evangelho que revele mais a profundidade do coração de Jesus e o coração do Pai do que essa exigência. É muito mais do que “perdoar os inimigos”. Perdoar um inimigo é já muito, mas Jesus fez muito mais do que isso quando éramos os seus inimigos. Amar significa responder ao ódio com o amor. Jesus não busca a vitória, a realização de seus interesses, as suas vantagens pessoais. Ele deseja somente uma coisa: que o amor se difunda, porque o amor é revelação do Pai. Ele ama os inimigos porque o Pai é perfeito no amor.

Como filhos adotivos somos também chamados a difundir o amor, amor superabundante. Onde não há amor, onde percebemos que não somos amados, esforcemo-nos em por o amor. É Jesus que nos dá esse amor do Pai. De fato, só podemos amar como o Pai ama porque é Jesus quem nos dá o seu coração para amar dessa forma. 


DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso