OITAVA DO NATAL-5º DIA

29 DE DEZEMBRO 

5º DIA DA OITAVA DO NATAL

São Tomás Becket, bispo e mártir


 LINKS AUXILIARES:


Leitura: 1 João 2,3-11

Salmo 95(96)R- O céu se rejubile e exulte a terra!

Evangelho de Lucas 2,22-35 

Naquele tempo: 22-E quando se completaram os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram o menino a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor, 23 conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor”. 24     Para tanto, deviam oferecer em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos, como está escrito na Lei do Senhor. 25       Ora, em Jerusalém vivia um homem piedoso e justo, chamado Simeão, que esperava a consolação de Israel. O Espírito do Senhor estava com ele. 26     Pelo próprio Espírito Santo, ele teve uma revelação divina de que não morreria sem ver o Ungido do Senhor. 27        Movido pelo Espírito, foi ao templo. Quando os pais levaram o menino Jesus ao templo para cumprirem as disposições da Lei, 28        Simeão tomou-o nos braços e louvou a Deus, dizendo: 29    “Agora, Senhor, segundo a tua promessa, deixas teu servo ir em paz, 30        porque meus olhos viram a tua salvação, 31    que preparaste diante de todos os povos: 32     luz para iluminar as nações e glória de Israel, teu povo”. 33   O pai e a mãe ficavam admirados com aquilo que diziam do menino. 34      Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe: “Este menino será causa de queda e de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição 35   – uma espada traspassará a tua alma! – e assim serão revelados os pensamentos de muitos corações”. 


Meu irmão, minha irmã!

Lc 2,22-35

Hoje contemplamos o encontro do velho Simeão com o menino Jesus. Esse encontro provoca a alegria de quem vê se cumprir um desejo antigo, de quem alcança o objetivo e o fim estabelecido não somente para si mas para todo o povo da Aliança. Finalmente, Simeão e o Povo de Deus contempla a realização de uma promessa longamente preparada. Simeão tem nos seus braços o Messias, aquele que traz a paz, a salvação, a luz e a glória.

Uma palavra que serve de inspiração para nossa vida é esta: “movido pelo Espírito Santo, ele veio ao Templo”. Simeão era um homem dócil ao Espírito Santo e por isso pode ter a alegria de encontrar o Messias.

“Movido” exprime um comportamento habitual de Simeão; não se trata de uma atitude isolada. Ele era um homem “justo e temente a Deus”, caminhava sempre segundo a vontade de Deus. Ser dócil ao Espírito Santo significa obedecer não somente os mandamentos e as prescrições, mas estar sempre atento à inspiração do Espírito e de fazer sempre o que agrada a Deus. Se quisermos encontrar Jesus é preciso fazer como Simeão: não fazer somente as obrigações, mas sobretudo ouvir e obedecer a voz de Deus.

Simeão movido pelo Espírito foi ao Templo. Sua obediência é real e concreta. Ir ao templo porque o Espírito lhe revelou que aquele era o momento certo para encontrar o Messias. Se ele não tivesse prontamente obedecido teria perdido a oportunidade do encontro. Talvez, para ir ao templo, Simeão teria tido a necessidade de mudar os seus planos, de adiar algo importante a fazer.

Além disso, “movido pelo Espírito”, Simeão pode reconhecer entre a multidão um casal pobre e humilde, Maria e José, que levava um menino para ser apresentado no templo. Porque era movido pelo Espírito e não por preconceitos, ele pôde reconhecer naqueles pais tão simples o pai e a mãe do Messias prometido. Ele reconheceu na humildade da aparência o Cristo Salvador e pôde se alegrar e ver que sua vida tinha valido a pena.

Sejamos também nós “movidos pelo Espírito”!



DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso