QUINTA-7TC

QUINTA-FEIRA DA 7ª SEMANA COMUM

23/05/2024

LINKS AUXILIARES:

ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA

AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO

TODOS OS VÍDEOS DE DOM JÚLIO


Primeira Leitura: Tiago 5,1-6

Salmo Responsorial 48(49)R-Felizes os humildes de espírito / porque deles é o reino dos céus!

Evangelho: Marcos 9,41-50

"41.E quem vos der de beber um copo de água porque sois de Cristo, digo-vos em verdade: não perderá a sua recompensa. 42.Mas todo o que fizer cair no pecado a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que uma pedra de moinho lhe fosse posta ao pescoço e o lançassem ao mar! 43.Se a tua mão for para ti ocasião de queda, corta-a; melhor te é entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para a geena, para o fogo inextinguível 44.[onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga]. 45.Se o teu pé for para ti ocasião de queda, corta-o fora; melhor te é entrares coxo na vida eterna do que, tendo dois pés, seres lançado à geena do fogo inextinguível 46.[onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga].* 47.Se o teu olho for para ti ocasião de queda, arranca-o; melhor te é entrares com um olho de menos no Reino de Deus do que, tendo dois olhos, seres lançado à geena do fogo, 48.onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga.* 49.Porque todo homem será salgado pelo fogo.* 50.O sal é uma boa coisa; mas se ele se tornar insípido, com que lhe restituireis o sabor? Tende sal em vós e vivei em paz uns com os outros”."


Meu irmão, minha irmã! 

Mc 9,41-50

As palavras de Jesus são muito claras e exigentes. Ele quer de nós uma coerência de vida e um amor muito grande pelo Reino de Deus: 

Se tua mão te leva a pecar, corta-a! ... Se teu pé te leva a pecar, corta-o! Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno.

É preciso entender bem: por amor ao Reino de Deus, por amor a Jesus, por amor à vontade de Deus, devemos estar prontos a renunciar até mesmo as coisas que nos pareçam mais caras e indispensáveis, se tais coisas nos afastam da vontade de Deus, nos distanciam de Jesus, nos alienam do Reino...

Não se trata somente de renunciar, mas de renunciar por um amor maior! Sem o amor maior, a renúncia não é agradável a Deus!

A ultima frase do Evangelho de hoje é também um chamado à coerência cristã. Tende, pois, sal em vos mesmos. O que significa ter sal em nós mesmos? Por termos respondido ao chamado de Jesus, nós nos tornamos sal da terra. Ter sal em nós mesmos significa renovar em nós esse sim dado a Jesus todos os dias e a cada situação. Significa também ouvir com assiduidade a Palavra de Deus que nos preserva da corrupção. Significa, por fim, sermos capazes de dar a própria vida também nas pequenas coisas de nosso cotidiano. Ou seja, cada ação por mais humilde que seja tem o sabor de Cristo, porque cada uma dessas ações é realizada com o desejo de agradar a Deus.


DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso