Salmo Responsorial 46(47) R- O Senhor é o grande rei de toda a terra.
Evangelho: João 16,23b-28
28 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa. Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus. Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai".
Meu irmão, minha irmã!
At 18,23-28
A leitura de hoje nos apresenta um importante anunciador do Evangelho: Apolo. Ele era uma pessoa instruída e culta, provinha de Alexandria, onde se tinha familiarizado com a Escritura e os estudos de interpretação. Ele, porém, não tinha uma formação cristã completa. Ele só conhecia o batismo de João, e por isso não tinha recebido o batismo cristão nem o dom do Espírito Santo. Em Éfeso, ele entrou em contato com o casal Priscila e Áquila que tinham sido evangelizados por Paulo e esse contato fez com que Apolo completasse a sua iniciação cristã. Conforme diz do texto de hoje: “Priscila e Áquila tomaram Apolo consigo e, com mais exatidão, expuseram-lhe o caminho de Deus”.
Não devemos subestimar esse fato: o instruído e culto Apolo se deixa instruir por um casal cristão, que certamente era menos instruído do que ele, mas que conhecia melhor o caminho de Deus. Dificilmente um teólogo renuncia ao seu sistema teológico para assumir outro. E foi precisamente isso o que fez Apolo. Ele aceitou o Evangelho pregado por Priscila e Áquila, aceitou a fé em Cristo.
A partir desse encontro, Apolo toda a formação superior que tinha recebido para servir ao Evangelho de Jesus Cristo. A sua profunda formação bíblica fez com que ele colaborasse muito na missão evangelizadora e no aprofundamento do mistério de Cristo a partir das Escrituras.
Como podemos notar, muitas pessoas com boa formação religiosa e filosófica aderiu ao Evangelho e se tornaram válidos colaboradores na Evangelização.
Rezemos hoje pelos cientistas e pelas pessoas de grande cultura, para que buscando sempre a verdade, a encontrem e a ensinem aos outros.
Jo 16,23b-28
No evangelho de hoje, Jesus confirma o seu amor por nós. Ele diz: “pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa”. Jesus não quer que nossos desejos sejam sufocados, mas que os apresentemos espontaneamente ao Pai em seu nome. Ele quer que nosso coração seja coração de filhos. É próprio do filho ter confiança no amor do Pai. O próprio Jesus nos assegura: “o Pai vos ama, porque vós amastes e acreditastes que eu vim da parte do Pai”. O que nós pedimos ao Pai, ele nos concede por causa do Filho. Assim a oração é uma forma de nós mergulharmos na relação entre o Pai e o Filho. Na oração, somos envolvidos pelo amor do Pai e do Filho.