SÁBADO-20TC

5ª FEIRA DA 20ª SEMANA COMUM

24/08/2024

São Bartolomeu Apóstolo

LINKS AUXILIARES:

 

1ª Leitura: Apocalipse 21,9b-14

Salmo Responsorial 144(145)-R- Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

 Evangelho João 1, 45-51

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – 45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na lei e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”. 46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael, que vinha para ele, e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”. – Palavra da salvação.


 Meu irmão, minha irmã!

 

Jo 1,45-51

Neste episódio de vocação aparece o conhecimento que Jesus tem do coração das pessoas.

Por isso, ele pode chamar com autoridade as pessoas para o seguimento. As últimas palavras do evangelho de hoje exprimem a promessa e o programa que Jesus apresenta para essas pessoas chamadas ao seguimento: Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.

O Senhor chama para relacionar as pessoas com o céu, para ser o ponto de contato entre o céu e a terra, para ser o ponto de convergência dos movimentos humano de busca de Deus e do de Deus em direção ao homem. Ele é o Filho do Homem e o Filho de Deus. Ele é a escada de Jacó que une céu e terra, sobre a qual os anjos podem descer e subir.

Os doze são chamados por Jesus para que possam ver o Pai agir e permanecer no Filho do Homem. Essa união entre Pai e Filho se revelará com toda a sua glória na paixão de Jesus, quando ele for elevado na cruz e, ao mesmo tempo, introduzido na glória do Pai também em sua humanidade assumida na encarnação. É nesse momento que o sonho de Jacó será plenamente cumprido. 

Também nós somos chamados hoje para receber essa revelação. A celebração da eucaristia é a presença do mistério da morte e ressurreição de Jesus, sacerdote e vítima da nova aliança entre o Pai e a humanidade. Ele se revela a nós como a escada que une o céu e a terra, assim como ele se revelou aos doze apóstolos, dentre eles a Bartolomeu.


DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso