LINKS AUXILIARES:
1ª Leitura: Isaías 11,1-10
Salmo 71(72) - R- Nos seus dias a justiça florirá
2ª Leitura: Romanos 15,4-9
Evangelho Mateus 3,1-12
"Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judeia 2.Dizia ele: “Fazei penitência porque está próximo o Reino dos Céus.” 3.Este é aquele de quem falou o profeta Isaías, quando disse: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas (Is 40,3). 4.João usava uma vestimenta de pelos de camelo e um cinto de couro em volta dos rins. Alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. 5.Pessoas de Jerusalém, de toda a Judeia e de toda a circunvizinhança do Jordão vinham a ele. 6.Confessavam seus pecados e eram batizadas por ele nas águas do Jordão. 7.Ao ver, porém, que muitos dos fariseus e dos saduceus vinham ao seu batismo, disse-lhes: “Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da cólera vindoura?* 8.Dai, pois, frutos de verdadeira penitência. 9.Não digais dentro de vós: Nós temos a Abraão por pai! Pois eu vos digo: Deus é poderoso para suscitar destas pedras filhos a Abraão. 10.O machado já está posto à raiz das árvores: toda árvore que não produzir bons frutos será cortada e lançada ao fogo. 11.Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados. Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo. 12.Tem na mão a pá, limpará sua eira e recolherá o trigo ao celeiro. As palhas, porém, serão queimadas num fogo inextinguível”."
Minhas irmãs, meus irmãos,
Advento – tempo que preparamos a festa do Nascimento de Jesus. Ornamentamos nossa casa, preparamos presentes e mandamos saudações para nossos amigos.
A liturgia nos ajuda, que não fiquemos nos enfeites exteriores, mas que preparemos nosso coração para que Jesus possa nascer em nosso coração. Para isso as leituras deste Domingo nos ajudam muito.
O Profeta Isaías nos fala de um Rei futuro que tem todas as virtudes de seus antepassados: Teme a Deus como Jacob, tem a força de David e a sabedoria de Salomão.
É um rei que se preocupa com os problemas de seu povo, é um rei que busca a paz. Este rei que estamos esperando e queremos acolher na nossa vida.
Não estamos sozinhos nesta esperança. Vivemos em comunidade e esperamos em comunidade. Claro – as comunidades têm seus problemas. Facilmente surgem diferenças que podem ser impedimentos no nosso encontro com Jesus. Jesus veio para todos – para mim e para aquele que me enerva, para os simpáticos e os antipáticos. Deus não conhece diferenças. Colaborar para a superação das diferenças na comunidade é uma linda preparação de Natal.
No Evangelho encontramos João que nos diz: “Convertam-se porque o Reino do Céu está próximo.” João tem palavras muito duras para os piedosos da época. Não é uma prática religiosa externa que faz chegar o Reino de Deus, mas é necessário preparar o caminho do Senhor, dar frutos de amor.
Ir. Timótea OSB