QUARTA-3Q

4ª FEIRA DA 3ª SEMANA DA QUARESMA

06/03/2024

LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: Deuteronômio 4,1.5-9 

Salmo Responsorial: 147(147B)Glorifica o Senhor, Jerusalém! 

Evangelho: Mateus 5,17-19 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. l9Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus. Palavra da Salvação.


Meu irmão, Minha irmã! 

Mt 5,17-19

São Paulo escreve em relação à lei: “Cristo nos libertou para que sejamos livres; não vos deixeis, portanto, vos impor o jugo da escravidão” (Gl 5,1). Hoje Jesus nos fala que não veio abolir a lei, mas lhe dar pleno cumprimento. Assim parece haver uma contradição: Paulo proclamou o fim da lei, e Jesus afirma o seu cumprimento em todos os detalhes.

Jesus quer nos dar a liberdade verdadeira, que consiste no viver o amor. Ora, para viver no amor é necessário aprender a obediência: nela se encontra a verdade do amor e a verdadeira liberdade. Por isso Cristo insiste em dizer que Ele não veio abolir a lei, mas lhe dar pleno cumprimento: a verdadeira liberdade não se alcança subtraindo-se da lei, mas descendo à sua profundeza.

Estamos perto do tempo da Paixão do Senhor: é o tempo em que Jesus “aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu” (Hb 5,8), tornando-se assim homem perfeitamente livre na ressurreição. “Eu amo o Pai e faço sempre a sua vontade”: por isso Ele se dirige à Paixão e leva a cumprimento a lei através da obediência até a morte de cruz.

Ora, Jesus quer que a lei se cumpra em nós. Por isso ele mesmo a cumpre em nós com sua força. É Jesus que faz da vontade do Pai nosso alimento, assim como ela foi seu alimento. “Não aquilo que eu quero, mas aquilo que tu queres”: esta é a via cristã da verdadeira liberdade.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso