SEXTA-15TC

6ª FEIRA DA 15ª SEMANA COMUM

19/07/2024

LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: Isaías 38,1-6.21-22.7-8

Salmo Responsorial Isaías 38-R- Vós livrastes minha vida do sepulcro, a fim de eu não deixar de existir

Evangelho Mateus 12,1-8 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 1Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!” 3Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda, que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5Ou nunca lestes na lei que, em dia de sábado, no templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma? 6Ora, eu vos digo, aqui está quem é maior do que o templo. 7Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. 8De fato, o Filho do homem é senhor do sábado”. – Palavra da salvação.

 

Meu irmão, minha irmã!


Is 38,1-6.21-22.7-8

O rei Ezequias tinha ficado gravemente doente, e o profeta Isaías confirma, em nome de Deus, que sua situação é sem esperança: “isto diz o Senhor: Arruma as coisas de tua casa, pois vais morrer e não viverás”. Ezequias interpretou essa profecia como um castigo divino. Não tinha ele, porém, sido fiel ao Senhor, desfazendo todo o mal que o seu pai Acaz tinha feito? A oração de Ezequias é um apelo à justiça divina: “peço-te, Senhor, te lembres de que tenho caminhado em tua presença com fidelidade e probidade de coração, e tenho praticado o bem aos teus olhos”.

A palavra de Deus a Isaías era categórica: “vais morrer e não viverás”. E mesmo assim, vemos como Deus muda a sua decisão, curando o rei da sua doença mortal e acrescentando ainda mais 15 anos de vida. Na Bíblia a ameaça divina nunca é absoluta, mesmo que se exprima nesses termos. A ameaça divina na Bíblia é sempre condicionada à resposta humana. O mesmo aconteceu com os ninivitas. O profeta Jonas tinha anunciado categoricamente: “Dentro de quarenta dias, Nínive será arrasada”. A conversão dos ninivitas, porém, fez Deus mudar a sua decisão.

Além de prolongar a vida do rei, a promessa divina atinge também a sorte de todo o povo. Deus promete que a cidade será libertada do rei da Assíria: “Ouvi a tua oração, vi as tuas lágrimas; eis que vou acrescentar à tua vida mais quinze anos, vou libertar-te das mãos do rei da Assíria, junto com esta cidade, que ponho sob minha proteção”.

Como sinal de que Deus libertará o povo da dominação assíria, o profeta Isaías anuncia que Deus fará recuar dez graus a sombra do relógio solar. É um sinal significativo: Deus que fez atrasar o relógio da vida de Ezequias pode sem dificuldade atrasar o relógio do sol.

 

DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso