23 DE DEZEMBRO

23 DE DEZEMBRO

PREPARAÇÃO PRÓXIMA DO NATAL

São João Câncio


 LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: Malaquias 3,1-4.23-24 

Salmo Responsorial: 24(25).R- Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima! 

Evangelho: Lucas 1,57-66 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém, disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. 61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: “João é o seu nome”. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã! 

Lc 1,57-66

O menino Jesus que nasce em Belém não é um boneco com o qual podemos brincar. O menino deitado em palhas é o Filho de Deus, que devemos receber com sentimentos de adoração e verdadeiro temor filial. Se o nascimento de João Batista provocou nos vizinhos o temor de Deus, quanto mais temor filial deve causar em nós o nascimento de Jesus. 

Devemos pedir ao Senhor que purifique o nosso coração para que possamos receber dignamente Jesus como Ele realmente é. Mas sabemos que a purificação do coração consiste principalmente em um dom de amor. Purificação é primeiramente um dom que Deus nos faz. 

No evangelho de hoje, o nome do filho de Isabel e Zacarias aponta para essa realidade: João significa “Deus faz graça”. Deus nos prepara com a sua benevolência e com a sua severidade. Deus nos purifica principalmente do orgulho e da soberba. De fato, Deus resiste aos soberbos e dá a sua graça aos humildes. 

Neste natal sejamos humildes, aceitemos a purificação de Deus, para receber o seu dom.



DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso