1ª Leitura: Deuteronômio 4,1-2.6-8
Salmo Responsorial 14(15) R-Senhor, quem morará em vossa casa e no vosso monte santo, habitará?
2ª Leitura: Tiago 1,17-18.21b-22.27
Evangelho de Marcos 7,1-8.14-15.21-23
Naquele tempo: 1Os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: 'Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?' 6Jesus respondeu: 'Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens. 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: 'Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem.' Palavra da Salvação.
Queridos irmãos e irmãs,
Todos temos nossos usos e costumes em nossa vida cotidiana. Em cada cultura as pessoas têm sua maneira de expressar-se e de relacionar-se. Nem sempre entendemos os costumes dos outros, às vezes nossos gestos têm um sentido diferente em outras culturas e em outros tempos.
O Evangelho deste domingo trata deste tema. A discussão entre os fariseus e Jesus com seus discípulos trata do tema: lavar as mãos antes de comer. Para nós lavar as mãos antes de comer é uma questão de higiene. Talvez o sentido de lavar as mãos na sua origem também era cuidar da limpeza e da saúde. O costume continuou durante os séculos, mas se deu um novo sentido. No lavar as mãos era não cumprir a lei de Deus.
O problema está no julgar os outros, interpretar as ações dos outros. De dentro do coração saem as más intenções. Quantas vezes nos esquecemos disso!
Escutando a carta de Tiago deve tocar-nos que a Palavra foi plantada em nosso coração e que esta Palavra nos salva. Devemos ser praticantes da Palavra, não apenas ouvintes. O saber não é suficiente. Na prática da lei, na vivência da caridade encontramos a felicidade. Não servimos a Deus no saber as leis, mas no viver, na doação.
Ir. Timótea OSB