Naquele tempo João Batista pregava dizendo: “Depois de mim vem aquele que é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas sandálias. 8 Eu vos batizei com água. Ele vos batizará com o Espírito Santo”.9 Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João, no rio Jordão. 10 Logo que saiu da água, viu o céu rasgar-se e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 11 E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti está o meu agrado”.
Meu irmão, minha irmã!
Mc 1,7-11
João Batista anuncia a proximidade de Jesus por isso ele prepara o povo para recebe-lo através de um batismo de conversão que anuncia o batismo no Espírito Santo. João era um homem austero que atraia as pessoas pelo seu testemunho. Por isso ele era confundido com o Messias. Em vez de se aproveitar de sua fama, João Batista demonstra sua fidelidade à missão de precursor: ele não é o Messias. “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias”.
Também o seu batismo é uma preparação para um outro batismo. “Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.
João Batista permanece como um exemplo para nós. Não devemos ter a pretensão de nos substituir a Jesus. Tudo o que somos e o que fazemos tem a finalidade de levar os ouros a Jesus.