SEXTA-11TC

6ª FEIRA DA 11ª SEMANA DO TEMPO COMUM 

21/06/202

São Luiz Gonzaga

LINKS AUXILIARES:


1ª. Leitura –  2 Reis 11,1-4.9-18.20

Salmo 131(132) R- O Senhor preferiu Jerusalém por sua morada

Evangelho Mateus 6,19-23 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 19“Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o teu corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão”. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã! 

2Rs 11,1-4.9-18.20

A leitura de 2Rs descreve com crueza e sem rodeios o que a ambição pelo poder provoca. Atália começou a exterminar toda a família real porque desejava o poder total sobre o povo e porque queria instituir o culto a Baal como religião oficial. Para conquistar o poder ela não tem escrúpulos, manda matar todos da família e da estirpe de Davi. Assim, a dinastia davídica teria fim e seria necessário o começo de uma nova dinastia.

Nessa situação de grave perigo e de extrema violência, Deus intervém através de Josaba que escondeu um descendente de Davi e o salvou do extermínio. Com a unção desse descendente de Davi, a promessa de Deus se manteve e se realizou.

Essa é uma característica do AT: as promessas divinas estão vinculadas à vida religiosa e política do povo escolhido. Assim a coroação de um descendente de Davi como rei do povo judeu significa a fidelidade de Deus à sua promessa.

No NT, por outro lado, o novo Povo de Deus é formado por pessoas de todos os povos e, por isso, as promessas divinas não estão mais ligadas ao bem de um único povo, mas ao bem de toda humanidade. A Igreja, como novo Povo de Deus, não busca o poder político. Pelo contrário Ela é chamada para trabalhar pelo advento do Reino de Deus e, em vista disso, se empenha pela unidade de todo o gênero humano e a fraternidade universal. É uma obra muito difícil, que comporta riscos de instrumentalização política e também de perseguições.

Rezemos para que a Igreja se empenhe de verdade pela justiça social e pela paz no mundo. Assim a promessa de Deus se realizará em nosso mundo.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso