SEGUNDA-32TC

2ª FEIRA DA 32ª SEMANA COMUM. - 

11/11/202

São Martinho de Tours

LINKS AUXILIARES:

 

1ª Leitura: Tito 1,1-9

Salmo Responsorial 23(24)-R- É assim a geração dos que buscam a vossa face, ó Senhor Deus de Israel!

 Evangelho Lucas 17,1-6

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar do que escandalizar um desses pequeninos. 3Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”. 5Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”. – Palavra da salvação


Meu irmão, minha irmã! 


Tt 1,1-9

A carta a Tito é breve, mas tem uma saudação bastante longa. Nela Paulo se apresenta como “servo de Deus”. É a única vez que Paulo assim se apresenta em todas as suas cartas. Com efeito, Paulo se apresenta muitas vezes como servo de Cristo para exprimir sua dependência dele. Na carta a Tito, Paulo relaciona o seu ministério a Deus. Isso é significativo, pois assim fazendo, Paulo sublinha que seu apostolado é o cumprimento de um serviço divino em favor do povo eleito de Deus.

Outro detalhe importante da leitura de hoje é que Paulo deixou Tito em Creta com uma tarefa específica: “eu te deixei em Creta, para organizares o que ainda falta e constituíres presbíteros em cada cidade, conforme te ordenei”. Para assegurar às comunidades cristãs ordem e disciplina, Paulo constituía chefes residenciais para essas comunidades. O mesmo Paulo ordenou que Tito fizesse.

Nesse sentido Paulo explica a Tito quais as qualidades que devem ter tais presbíteros. É admirável que as qualidades apontadas são, por assim dizer, bastante humanas, sem referências a dons espirituais extraordinários. Isso é um sinal de que a Igreja se organiza para enfrentar as necessidades da vida cotidiana.



DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso