5ª FEIRA DA 27ª SEMANA COMUM. -
09.10.2025
São Dionísio e seus companheiros
LINKS AUXILIARES:
ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA
AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO
1ª Leitura: Malaquias 3,13-20a
Salmo Responsorial 1- R- É feliz quem a Deus se confia!
Evangelho Lucas 11,5-13
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’, 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo, pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e para quem bate, se abrirá. 11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!” – Palavra da salvação.
Vocês estão bem?
Hoje, quinta-feira.
No Evangelho de Lucas 11, 11 a 13, Jesus diz: “Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”
Deus Pai nos ama, e cuida de cada um de nós. Rezemos com coragem. Sejamos persistentes na oração. Não nos cansemos de pedir. "Pedi e vos será dado". A paternidade de Deus ultrapassa imensamente à humana, que é limitada e imperfeita.
Abençoado dia a todos!
Forte abraço!
Pe José Antonio.
Comentário mais extenso:
A parábola do amigo importuno e impertinente nos apresenta o comportamento fundamental que deve sustentar a oração cristã: a perseverança. A parábola insiste sobre a impertinência para nos exortar à perseverança! Jesus deseja que nos aproximemos do Pai para apresentarmos nossas necessidades cotidianas. Na verdade, o Pai não precisa ser informado sobre as nossas necessidades, que Ele não pode desconhecer. Precisamos, porém, pedir com perseverança porque tal atitude cria em nós uma crescente abertura que nos possibilita fazer a experiência do amor do Pai e de encontro pessoal com Jesus. Assim a oração de petição nos ajuda a estreitar com o Senhor uma relação pessoal de confiança e de intimidade filial.
A oração nos alcança o dom mais precioso, mas para cair na conta desse dom mais precioso é preciso rezar sempre. E o dom mais precioso não são as graças, mas ou autor da graça, o próprio Deus. Essa é a experiência de Jesus que ora: o maior dom é o próprio Pai: estar com Ele, escutá-lo, obedecê-lo, fazer o que é de seu agrado constitui a suprema e única felicidade do Filho. É nessa relação filial que Jesus deseja nos introduzir. É por isso que Jesus fala do Pai que sabe dar coisas boas ao filho querido.
O dom mais precioso que podemos receber é o Pai. O dom mais precioso que o Pai nos quer dar é o Espírito Santo! O que é mais precioso? O Pai que recebemos, ou o Espírito que o Pai nos quer dar? Nisso está o mistério da comunicação de Deus a nós. O Pai nos entregou o Filho. O Filho se entrega a nós e nos introduz na sua relação com o Pai. O Pai, que já nos deu o Filho, nos entrega o Espírito Santo. Para que possamos nos entregar ao Pai como o Filho, recebemos o Espírito do Filho, que é o Espírito do Pai. Maravilhosa comunicação de Deus mesmo! Maravilhosa comunicação de Deus a nós! Maravilhosa comunicação de nós mesmos a Deus!
Nesse sentido, o missionário é aquele que recebeu o precioso dom do encontro pessoal com Jesus e que deseja partilhar com os outros a amizade pessoal que brota desse encontro. É a partir do encontro pessoal com Deus que nasce a missão e o desejo de partilhar com os outros a felicidade da amizade com Deus. Missão não é marketing. Missão é o transbordamento natural de um encontro pessoal para outras pessoas; é a alegria do Evangelho que se difunde irresistivelmente aos outros.