QUINTA-27TC

5ª FEIRA DA 27ª SEMANA COMUM. -

 10/10/2024 

São Daniel Comboni

LINKS AUXILIARES:

 

1ª Leitura:Gálatas 3,1-5

Salmo Responsorial Lucas 1-R-Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!

Evangelho Lucas 11,5-13

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’, 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo, pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e para quem bate, se abrirá. 11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!” – Palavra da salvação.

Meu irmão, minha irmã!

Gl 3,1-5

Sabemos que para São Paulo o erro dos gálatas era muito grave, porque estava relacionado com algo fundamental. Os gálatas queriam obter a salvação por meio das próprias obras e da observância da lei de Moisés. Paulo luta energicamente contra esse erro, que ameaça a toda a vida cristã e a nossa relação com Deus. O fundamento da salvação não são as obras mas a fé! Para receber o dom do Espírito é preciso receber; o Espírito Santo não é a recompensa das nossas obras, não é fruto de nossa conquista. O Espírito Santo é dom gratuito e não uma medalha que se conquista.

Evidentemente as obras são necessárias, mas o problema e pôr nelas o fundamento de nossa vida. Nossa vida não pode ter noutro fundamento a não ser Cristo e sua graça. As obras são consequência da fé; a fé não é consequência das obras. É somente na fé que nos tornamos capazes de realizar as obras de Deus. Não realizamos as obras por nossas forças, mas pela força da fé.

Nós também temos as mesmas tentações dos gálatas, ou seja, de pôr o fundamento da nossa salvação em nós mesmos; temos sempre a tentação de pensar o que nos salva é o nosso esforço e a nossa boa vontade. Não. Fundamento da nossa salvação é Cristo, é a fé em Cristo, é o dom gratuito do amor de Deus. Não somos os fabricantes de nossa própria santidade. Nossa santidade é graça de Deus. 

Peçamos a graça de confiar em Deus, de pôr nele a nossa segurança, de receber de Deus a salvação.


DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso