Salmo 71(72)R- As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!
2ª leitura: Efésios 3,2-3a.5-6
Evangelho de Mateus 2,1-12 (Visita dos Magos).
Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: 'Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.' 3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado assim como toda a cidade de Jerusalém. 4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: 'Em Belém, na Judéia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo.' 7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: 'Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo.' 9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho. Palavra da Salvação.
Prezados irmãos e irmãs!
EPIFANIA: A MANIFESTAÇÃO DO SENHOR.
Para os que viveram o Natal da família Noel preocupados com enfeites... compras... receitas... ceias... presentes e outras tantas coisas que podem engolir a bonita celebração do mistério da encarnação, o Natal, para eles, é coisa que já não interessa mais, pois se acabou com a ressaca ou com o desempacotar do último presente que pode até ter decepcionado...
Contudo, para quem buscou o verdadeiro sentido do Natal celebrando-o com seu verdadeiro sentido, ele (o Natal) ainda não acabou, pois, solenidade tão importante perdura na liturgia por vários dias. Isto quer dizer que hoje, para nós, cristãos, na liturgia ainda é Natal.
A Liturgia de hoje – Epifania – nos revela a grande convocação que Deus nos faz para que todas os povos e raças, enfim, a humanidade inteira encontre forças para tornar nosso mundo humano e fraterno. Por isso, o Profeta Isaías, como lemos na primeira leitura (60, 1-6), nos chama e nos convoca ao ânimo e à esperança. Aliás, estamos iniciando o Ano Santo “Peregrinos da esperança”, como nos convoca o Papa Francisco.
O Evangelho (Mt 2,1-12) é um chamado profundo e sério e nos interroga sobre o como nos posicionamos diante de Jesus.... Este texto faz parte da grande porta de entrada ao Evangelho e que podemos sintetizar em poucas palavras: Jesus é Rei que vai fazer justiça. Logo no seu início, vemos os dois personagens principais, Jesus e Herodes: “Jesus nasceu na cidade de Belém, na Judeia no tempo do rei Herodes”.
Os magos vão a Jerusalém e se encontram com Herodes: querem saber onde nasceu o Rei dos Judeus... Herodes se perturba e, fingido, diz que quer adorá-lo também; MENTIRA!
O verdadeiro Rei dos judeus não é violento (assassino)... a sede desse rei está em Jerusalém e tudo o serve para sustentá-lo e mantê-lo no poder...
O verdadeiro rei dos judeus é um recém nascido (vv 2.4.8.9.11)
E, agora, olhemos os adoradores: o verdadeiro adorador é aquele que, em meio ao mundo conturbado, descobre que a Salvação de Deus não vem da força... da riqueza... do poder... das armas… do prestígio... e, sim, do recém nascido pobre e fraco como em toda sua vida, e do mistério do Menino que recebe, dos verdadeiros adoradores, o ouro (de sua realeza), o incenso (sua divindade) e a mirra (sua paixão).
Olhemos nossa vida e tenhamos clareza a qual Deus adoramos...
Padre Tadeu Rocha Morais, da Paróquia da Catedral N. Sra. da Ponte, Arquidiocese de Sorocaba SP.