EPIFANIA

EPIFANIA DO SENHOR

07/01/2024 


 LINKS AUXILIARES:


1ªLeitura: Isaías 60,1-6

Salmo 71(72)R- As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

2ª leitura: Efésios 3,2-3ª.5-6

Evangelho de Mateus 2,1-12 (Visita dos Magos).

Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: 'Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.' 3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado assim como toda a cidade de Jerusalém. 4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: 'Em Belém, na Judéia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo.' 7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: 'Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo.' 9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho. Palavra da Salvação. 


Prezados irmãos e irmãs!  

Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz... Is 60,1

Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus... Sl 71(72),1

...os pagãos são admitidos à mesma herança... Ef 3,6

Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo. Mt 2,2

Encontraram o MENINO  e sua MÃE e o Adoraram


Prezados Irmãos e Irmãs, 

Saúde e Paz, desde o Natal do Senhor, para o Ano que acaba de nascer!

 

O ano novo cristão começa com as festividades do Natal do Senhor. A Epifania é uma das mais importantes; é seu coroamento. Nela, celebramos o espalhamento da notícia da salvação por todos os povos e nações da terra. A figura dos Reis Magos é um sinal da busca de todos os povos pela Salvação de Deus, que enxergamos pela fé na pessoa de Jesus Cristo, nosso Senhor.  Eles, os Reis, vieram guiados pela Estrela - a humanidade também, através da obra da criação procura enxergar um sinal da Glória de Deus que indica o caminho até o seu Filho Jesus. Desafia-nos, o Senhor, a passar da Criação, pela Revelação, à Salvação, na esperança da Consumação Final.


Uma das coisas mais belas desta festa é percebermos a grandeza da criação de Deus, enquanto expressa a beleza e a criatividade do seu poder. Nada escapa às mãos do Senhor, e é justamente através do criado que se manifesta a sua onipotência na ordem da natureza. Papa Francisco no documento sobre o cuidado com a Casa Comum ecológica, convida o povo cristão a olhá-la e a cuidar dela, como se cuida do próprio lar. A criação não é um acessório no plano de Deus, mas está no caminho de uma obra maior e jamais vista: a entrada do Filho de Deus feito Homem, Jesus Cristo, na história humana. A criação não é um acidente de percurso de Deus, mas sua obra prima; e restaurá-la não é uma opção, mas um imperativo que se impõe ao Amor do Artista universal.


Deixemos, portanto, que a Estrela nos guie até Jesus. A estrela da criação, a beleza da obra que Deus realizou na natureza, no céu e na terra; nos animais e nos vegetais, nos minerais, nos astros e nas galáxias; tudo isto proclama a grandeza de um Deus que é soberano em Poder e Providência para nos salvar. Que Deus ilumine seu coração com o Resplendor da sua Face neste Natal. A Face de Deus é seu Filho Jesus Cristo: nEle enxergamos o rosto do Pai - um rosto misericordioso e bom, lento para a cólera e largo para o perdão. Aproveitemos este tempo para a nossa conversão e santificação.


Acrescento ainda um convite: olhemos para as ofertas dos Reis Magos, colocadas diante do presépio: nelas, podemos ver um anúncio profético, tirado da boca e das mãos dos que ainda eram pagãos. Anúncio profético das graças batismais herdadas em Cristo: 

no ouro, sua realeza; 

no incenso, seu sacerdócio; 

na mirra, a Cruz do ministério profético! 


O que estaria trazendo Jesus à humanidade ao nascer, senão aquilo que os Magos anunciam: 

a graça da pertença ao reinado de Cristo para servir como o Senhor serviu (como servos fiéis e prudentes, e dispensadores de riquezas materiais e espirituais, a quem o Senhor confiou sua Casa até sua Volta); 

a graça de sermos apresentados ao Pai por Jesus como culto espiritual elevado no altar eucarístico, no sinal do incenso (como as ofertas vivas de Abel, Melquisedeque e Abraão); 

e, ainda, a graça de vivermos ungidos na mirra do Espírito, para a morte e para a ressurreição, como verdadeiros profetas e mensageiros do Evangelho (identificados em Cristo na rejeição, paixão e cruz, pois não há outra porta pela qual possamos ser salvos senão o amor aos que se fazem nossos inimigos e adversários).


Abraços carinhosos, amados de Deus!

 

Padre Rodolfo Gasparini Morbiolo.

Paróquia Santa Maria dos Anjos - Vitória Régia - Sorocaba/SP.