TERÇA-2TC

3ª FEIRA DA 2ª SEMANA COMUM 

16/01/2024 

LINKS AUXILIARES:


Leitura: 1 Samuel 16,1-13 

Salmo 88(89) R-Encontrei a Davi, meu servidor 

Evangelho de Marcos 2,23-28 

Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: 'Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?' 25Jesus lhes disse: 'Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães.' 27E acrescentou: 'O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado.' Palavra da Salvação.

Meu irmão, minha irmã!

Mc 2,23-28

Para defender os seus discípulos contra as acusações dos fariseus Jesus afirma: “o sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado”. O Evangelho é contra toda forma de rigidez cega, contra todo tipo de fanatismo. O cristianismo é muito exigente, requer sempre sacrifícios pessoais e grandes renúncias, mas tudo isso é feito à luz da misericórdia de Deus. São Paulo afirma, com outras palavras, a mesma verdade: “se desse meu corpo às chamas, mas não tivesse a caridade, isso de nada me adiantaria”.

A partir de Jesus, o sábado chega à sua plena realização no domingo. O descanso sabático é um símbolo e uma figura do que Jesus realizou na sua morte e ressurreição. O descanso prescrito pela lei é uma profecia do descanso verdadeiro que só podemos encontrar em Deus. Na verdade, o descanso é estar em Deus. Descansando, caímos na conta de que só alcançaremos o verdadeiro descanso se ele vir até nós. Jesus é o Senhor do sábado no sentido de que é Ele quem cumpre pessoalmente a profecia e a figura do sábado.

O homem e a mulher foram criados não tanto para os dias da semana: as preocupações e as fadigas, a construção e a desconstrução dos dias feriais. O homem e a mulher foram criados para o descanso, para o repouso. Deus mesmo vem ao nosso encontro em Jesus para nos oferecer o descanso: Vinde a mim... e encontrareis descanso.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso