LINKS AUXILIARES:
Primeira Leitura: Baruc 5,1-9
Salmo Responsorial: 125(126)R- Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!
Segunda Leitura: Filipenses 1,4-6.8-11
Evangelho: Lucas 3,1-6
"1.No ano décimo quinto do reinado do imperador Tibério, sendo Pôncio Pilatos governador da Judeia, Herodes, tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe, tetrarca da Itureia e da província de Traconites, e Lisânias, tetrarca da Abilina, 2.sendo sumos sacerdotes Anás e Caifás, veio a palavra do Senhor no deserto a João, filho de Zacarias. 3.Ele percorria toda a região do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para a remissão dos pecados, 4.como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías (40,3ss): Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. 5.Todo vale será aterrado, e todo monte e outeiro serão arrasados; se tornará direito o que estiver torto, e os caminhos escabrosos serão aplainados. 6.Todo homem verá a salvação de Deus."
Meu irmão, minha irmã!
A conversão a Deus não é um tema moderno ou na moda. Diante dos problemas da fome, dos refugiados, das guerras, da destruição da natureza, da inflação, as pessoas mobilizam as forças para as mudanças de vida. É uma conversão do homem para si mesmo, mas a conversão a Deus não entra na pauta das mudanças necessárias de nossa vida.
O cristão tem consciência de que deve contribuir para a solução dos problemas atuais, dando o melhor de si mesmo, mas, em tudo isso, onde se encontra a conversão a Deus? Se o cristão perder o senso da conversão a Deus, privará o mundo de um dom divino.
Por isso a pregação de João Batista é tão atual. Converter-se a Deus significa: preparar os caminhos do Senhor, endireitar suas veredas; aterrar o vale; rebaixar toda montanha e colina; endireitar os caminhos tortuosos e aplainar os caminhos acidentados.
A pregação de João Batista no deserto é chamamento à conversão a Deus. Trata-se de não se iludir com práticas religiosas puramente exteriores, mas de conversão do coração. Trata-se de renúncia de toda forma de orgulho e de obedecer a Deus. Trata-se de se encontrar com Cristo e mais concretamente de viver esse encontro na eucaristia. Participar da eucaristia significa fazer tornar-se pão para os outros, como Cristo o é para nós. significa dar a vida para fazer crescer o amor e a justiça, o sorriso e a esperança.