1ª Leitura: Eclesiástico 3,19-21.30-31
Salmo Responsorial 67(68) R- Com carinho preparastes uma mesa para o pobre
2ª Leitura: Hebreus 12,18-19.22-24a
Evangelho de Lucas 14,1.7-14
Num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Estes o observavam. 7 Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante, 9 e o dono da casa, que convidou os dois, venha a te dizer: ‘Cede o lugar a ele’. Então irás cheio de vergonha ocupar o último lugar. 10 Ao contrário, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Quando chegar então aquele que te convidou, ele te dirá: ‘Amigo, vem para um lugar melhor!’ Será uma honra para ti, à vista de todos os convidados. 11 Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.12 e disse também ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isso já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”. – Palavra da salvação.
Prezados irmãos e irmãs!
O que mais que em nós chama a atenção de Deus? Nossa oração, nossa piedade, nosso jejum, as nossas práticas religiosas, nossas obras de misericórdia? Não! A primeira coisa que Deus olha em nós é a humildade! Sem essa virtude, tudo mais que fizermos, não terá valor algum diante Dele. Maria, a Mãe de Jesus, tinha inúmeras virtudes; além de ser preservada do pecado, ela poderia encher-se de orgulho. Entretanto, ela mesma vai dizer no seu Magnificat, na casa de sua prima Isabel, que “Deus olhou para humildade de sua serva”. Apesar de sermos tanto, com nossas práticas e virtudes cristãs, nos apresentamos diante de Deus como sendo Nada, isso é humildade. Mas é preciso ter essa mesma conduta diante dos homens. Assim é a exortação que Jesus faz nesse evangelho quando, estando em um banquete, observa como as pessoas buscavam afoitas os primeiros lugares.
Assim sendo, não se dê muita importância naquilo que você faz, porque olhará para as pessoas com olhar superior, e elas não se sentirão a vontade perto de você. Mas haja sempre com humildade, que atrai a atenção não só de Deus, mas também dos homens, e por isso, eles o chamarão para ocupar os primeiros lugares, se você estiver ocupando o último lugar. Na prática, conviver com alguém que se julga e quer sempre ser tratado como o muito importante, é algo desagradável, porque nunca ficamos à vontade, já junto a alguém, que pauta pela simplicidade e humildade, ainda que seja importante, é bem mais fácil e agradável. Então o conselho final seria esse :”Desça do Pólio onde você subiu, por conta própria, antes que alguém o mande sair, para dar lugar a outro, que lhe é muito superior. ( Lucas 14, 1.7-14)
Diácono José da Cruz, paróquia N. Sra. Consolata de Votorantim - SP