SEXTA-33TC

6ª FEIRA DA 33ª SEMANA COMUM. -

22/11/2024 

Santa Cecília

LINKS AUXILIARES:

 

1ª Leitura: Apocalipse 10,8-11 

Salmo Responsorial 118(119)R- Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor! 

Evangelho Lucas 19,45-48

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 45Jesus entrou no templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã! 

Ap 10,8-11

A visão do livrinho que o anjo entrega a João nos apresenta de maneira visual o que é a evangelização. Anunciar o Evangelho consiste em oferecer à humanidade uma mensagem que vem de Deus. O Evangelho é, de fato, uma boa notícia que Deus oferece a nós, por isso, o livrinho é trazido em mãos pelo anjo: é preciso tomar o livrinho da mão do anjo. Essa é a missão dos anjos de Deus: eles são mensageiros de Deus. Com efeito, o Evangelho não é fruto de nenhuma investigação filosófica, nem fruto de uma sabedoria terrena tampouco resultado da técnica científica. 

Como João toma o livrinho da mão do anjo, assim devemos receber, com alegria e gratidão, o Evangelho e o assimilar em nossa vida. É exatamente isto que significa comer o livrinho: por em prática o Evangelho em nossa vida; assimilar o Evangelho à nossa vida, da mesma maneira como o alimento é assimilado ao nosso organismo. Quando comemos, o alimento é metabolizado e se torna parte de nós mesmos: uma parte se integra a nós como tecido, células e sangue; outra parte é queimada como energia e caloria. Assim também a Palavra do Evangelho, quando é acolhida com fé, vivemos dele como vivemos do alimento; o Evangelho se torna nossa Vida.

Somos advertidos, porém, que o livrinho é doce na boa, mas amargo no estômago! De fato, o Evangelho é atraente e realmente uma boa nova, mas ele tem consequências graves para a nossa vida. De fato, o Evangelho se torna amargo pela conversão que exige de nós. O Evangelho se torna amargo, porque ele sempre implica a conversão ética, social e política. O Evangelho não é uma ética intimista, mas nos leva a viver de modo novo no âmbito das relações sociais, políticas e econômicas.

O Evangelho se torna amargo também porque ele é desejável e sumamente belo, mas nos faz responsáveis em levar a mesma boa nova aos outros. Recebemos o Evangelho como tesouro, mas não podemos guardá-lo só para nós. O Evangelho nos torna missionários! E nós sabemos que os missionários nem sempre são bem recebidos exatamente por causa das mudanças que ele exige na vida em sociedade. Esse é o sentido do que o anjo diz a João: “Deves profetizar ainda contra outros povos e nações, línguas e reis”.



DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso