DOMINGO-5TC

5º DOMINGO COMUM - B

04/02/2024

LINKS AUXILIARES:

ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA

AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO

TODOS OS VÍDEOS DE DOM JÚLIO


1ª Leitura: Jó 7,1-4.6-7

Salmo 146 (147) R- Louvai a Deus, porque ele é bom e conforta os corações 

2ª leitura:- 1 Coríntios 9,16-19.22-23 

Evangelho de Marcos 1,29-39

Naquele tempo, logo que saíram da sinagoga, foram com Tiago e João para a casa de Simão e André. 30 A sogra de Simão estava de cama, com febre, e logo falaram dela a Jesus. 31    Ele aproximou- se e, tomando-a pela mão, levantou-a; a febre a deixou, e ela se pôs a servi-los. 32   Ao anoitecer, depois do pôr do sol, levavam a Jesus todos os doentes e os que tinham demônios. 33        A cidade inteira se ajuntou à porta da casa. 34  Ele curou muitos que sofriam de diversas enfermidades; expulsou também muitos demônios, e não lhes permitia falar, porque sabiam quem ele era. 35     De madrugada, quando ainda estava bem escuro, Jesus se levantou e saiu rumo a um lugar deserto. Lá, ele orava. 36Simão e os que estavam com ele se puseram a procurá-lo. 37 E quando o encontraram, disseram-lhe: “Todos te procuram”. 38        Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, nas aldeias da redondeza, a fim de que, lá também, eu proclame a Boa Nova. Pois foi para isso que eu saí”. 39   E foi proclamando nas sinagogas por toda a Galiléia, e expulsava os demônios.


Prezados irmãos e irmãs!

 Jesus não era o tipo de Missionário que buscava fama, prestígio e status; se fosse, teria voltado com os discípulos para a casa de Pedro, em Cafarnaum, onde o sol nem tinha ainda nascido e já havia uma multidão atrás dele em busca dos seus milagres. 

Jesus, neste evangelho do 5º Domingo do Tempo Comum, nos mostra como deve ser uma Igreja em saída. Ele não permanece na Sinagoga ou no templo esperando as pessoas virem até ele, mas sai do espaço sagrado e vai ao encontro delas, principalmente das enfermas, deficientes, possuídas pelo Espírito mau, estas, em sua maioria, consideradas impuras pela religião do Judaísmo, e por isso nem podiam entrar em uma Sinagoga ou no templo de Jerusalém, sendo este o motivo porque Jesus vai até elas, mostrando-nos que a salvação é para todos e não apenas para alguns. 

Naquele dia, ele saiu da Sinagoga e foi na casa de Pedro, onde curou a sua sogra. Depois, mais tarde, lhe trouxeram pessoas enfermas e possessas do demônio. Juntou-se uma multidão em frente à casa e ele curou a todos e “Botou pra correr” os demônios, proibindo-os de falarem quem ele era, pois o Mal nunca pode dar testemunho do Bem, pois quer apenas confundir as pessoas. E como qualquer um de nós, bateu o cansaço e Jesus foi deitar-se, porém ainda de madrugada, retirou-se para um lugar deserto para fazer a sua oração. E foi ali que os discípulos o encontraram e queriam que ele voltasse, porque a sua fama e o sucesso já estavam assegurados. Talvez eles quisessem armar ali uma grande tenda dos Milagres, onde Jesus ficaria atendendo as pessoas. Era uma ideia muito sedutora, mas Jesus não veio ao mundo para se tornar um “Pop-Star ”ou um poderoso Taumaturgo; ele veio para anunciar a Boa Nova a todas as pessoas, por isso, respondeu que seguiria o seu caminho, pregando, curando e expulsando demônios em outras regiões e lugarejos da Galileia. 

Ser uma Igreja que anuncia a Verdade, sai de si mesma e vai ao encontro das pessoas, principalmente as que abandonaram a Igreja e a Fé, para lhes anunciar que elas também são queridas e amadas por Deus. Este simples anúncio tem sim, o poder de curar e expulsar qualquer mau que esteja atormentando as pessoas, podendo aqui rezarmos com elas como reza o Salmista nesta liturgia: “Louvai a Deus, porque ele é bom e conforta os corações! ” (Diácono José da Cruz – Paróquia Nossa Senhora Consolata-Votorantim)