DOMINGO-23TC

23º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO B

08/09/2024 

LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: Isaías 35,4-7a

Salmo Responsorial 145(146)-R- Bendize, ó minha alma ao Senhor. Bendirei ao Senhor toda a vida!

 2ª Leitura: Tiago 2,1-5

 Evangelho Marcos 7,31-37


Naquele tempo: 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galiléia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade,  e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: 'Efatá!', que quer dizer: 'Abre-te!' 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: 'Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar'. Palavra da Salvação.


 Prezados Irmãos e Irmãs!


Todos os anos no mês de setembro a Igreja dedica uma especial atenção a Palavra de Deus, isto é, celebra-se o mês da Bíblia. Na constituição Dei Verbum, o Concílio Vaticano II nos ensina e exorta: “A Igreja sempre venerou as divinas Escrituras, da mesma forma como o próprio Corpo do Senhor, já que, principalmente na Sagrada Liturgia, sem cessar toma da mesa tanto da Palavra de Deus quanto do Corpo do Cristo, o pão da vida, e o distribui aos fiéis. “(DV 21) Portanto, imbuídos deste espírito, intensifiquemos o conhecimento e vivência da Palavra de Deus em nossas vidas.

Hoje a liturgia coloca diante de nós Jesus atravessando uma região povoada por não judeus, isto é, pagãos. Muita gente ao seu redor. Alguém traz até Jesus um homem surdo e com problema de fala e pede a Jesus que o cure. Jesus retira-se a sós com o moço e através de um gesto e de saliva lhe livra do mal. E, olhando para o céu, Jesus ordena: "Efatá", isto é, "Abre-te”. Na hora o moço ficou curado e começou a ouvir e falar. Apesar de Jesus pedir que não se propagassem o que Ele havia feito, o moço saiu e proclamou a todos sua cura. O povo ficou maravilhado e bradou em alta voz que Jesus faz surdos ouvirem e mudos falarem. (Mc 7,37).

Os milagres de Jesus não são para mostrar simplesmente o seu poder, mas sim o poder de Deus. E, o entusiasmo do povo sobre o milagre acontecido não vem com uma espécie de triunfalismo, mas com um alegre reconhecimento, e precisamente dos pagãos! E quis reforçar a eficácia da presença do Reino de Deus entre nós.

O desejo de Deus é que todos tenham vida. Que a religião é para o bem da humanidade, e não para dominá-la, como muitas vezes é usada. A religião que pactua com a opressão não é de Jesus. O cristianismo deve servir para o bem do ser humano: o bem de todos e do homem todo.

Lembremo-nos também de que dia 7 de setembro é o dia da nossa pátria. Rezemos pelo povo brasileiro, lideranças eclesiais, governantes e governados, sobretudo dos mais pobres deste país e pelo fim da pandemia e que todos possamos de fato encontrar em Jesus um consumado Mestre de vida justa e fraterna para todos.

Comentário compilado por Maria Angela Guenka- subsídio: “O caminho para ser discípulo(a) de Jesus e viver o Reino de Deus” CNBB