DOMINGO-29TC

29º DOMINGO DO TEMPO COMUM -  ano B

20/10/2024

 Dia das Missões 

LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: Isaías 53,10-11

Salmo Responsorial 32(33)R- Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, pois em vós, nós esperamos. 

2ª Leitura: Hebreus 4,14-16

Evangelho Marcos 10,35-45 (ou 42-45)

35 Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que te vamos pedir”. 36      Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?” 37          Responderam: “Permite que nos sentemos, na tua glória, um à tua direita e o outro à tua esquerda!” 38       Jesus lhes disse: “Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber? Ou ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado?” 39   Responderam: “Podemos”. Jesus então lhes disse: “Sim, do cálice que eu vou beber, bebereis, com o batismo com que eu vou ser batizado, sereis batizados. 40          Mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não depende de mim; é para aqueles para quem foi preparado”. 41 Quando os outros dez ouviram isso, ficaram zangados com Tiago e João. 42       Jesus então os chamou e disse: “Sabeis que os que são considerados chefes das nações as dominam, e os seus grandes fazem sentir seu poder. 43         Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve,   44        e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. 45  Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos”.


Prezados irmãos e irmãs!


“Eu vim para servir e não para ser servido!”, assim disse Jesus e praticou em Sua vida física aqui na terra. A sociedade que Jesus sonhou para os Seus discípulos foi a de serviço, não é para exibição e luta para ser mais que os outros. O Evangelho do 29º Domingo do Tempo Comum afirma categoricamente este lema da vida de Jesus. 

Entre nós, muitas vezes, se não dissermos alto, mas no silêncio do coração, é um pecado de orgulho, de soberba e de vontade de pisar nos outros. Quantas vezes nós criamos uma mentalidade de ser mais, aparecer mais, ter atitudes de ser o melhor entre os irmãos! É necessário parar um pouco e ver que somos tão pecadores como os outros, tão necessitados de conversão como os outros e, muitas vezes, tão afastados de nossa amizade, aqueles que poderiam ser bons amigos. 

Jesus, de muitas maneiras, falou do amor que serve, que ajuda os outros, que convida a ser humilde nas conversas e atitudes do dia-a-dia. 

Vamos nesta semana examinar um pouco a nossa consciência, deixemos de lado o orgulho e as desavenças ridículas que nos separam uns dos outros. 

Um ótimo Domingo a todos!

Padre José Ernani Angelini