DOMINGO-32TC

32º DOMINGO DO TEMPO COMUM -B

10/11/2024

LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: 1 Reis 17,10-16

Salmo Responsorial: 145(146)R-Bendize minh'alma, bendize ao Senhor!

Segunda Leitura: Hebreus 9, 24-28

Evangelho: Marcos 12,38-44


Naquele tempo, ao ensinar, Jesus dizia: “Cuidado com os escribas! Eles fazem questão de andar com amplas túnicas e de serem cumprimentados nas praças, 39  gostam dos primeiros assentos na sinagoga e dos lugares de honra nos banquetes. 40 Mas devoram as casas das viúvas, enquanto ostentam longas orações. Por isso, serão julgados com mais rigor. 41 Jesus estava sentado em frente do cofre das ofertas e observava como a multidão punha dinheiro no cofre. Muitos ricos depositavam muito. 42 Chegou então uma pobre viúva e deu duas moedinhas. 43 Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo: esta viúva pobre deu mais do que todos os outros que depositaram no cofre. 44 Pois todos eles deram do que tinham de sobra, ao passo que ela, da sua pobreza, ofereceu tudo o que tinha para viver”.


Prezados irmãos e irmãs!

Perder o esposo ou a esposa, até hoje causa uma imensa dor e exige uma nova orientação na vida de quem fica. Ficar viúva nos tempos do Antigo Testamento e no tempo de Jesus era uma tragédia muito maior, porque a viúva não tinha direito a nada e, muitas vezes, era expulsa da família do esposo, passando a não ter como alimentar-se e muito menos como cuidar dos filhos.

Nas leituras de hoje, encontramo-nos com duas viúvas: uma é uma senhora muito pobre de Sarepta, que tem somente um resto de farinha e de azeite, para alimentar a si mesma e ao filho. Em vista disso, prepara-se para morrer de fome. Nesse momento, aprece um homem de outro país e lhe pede comida com a promessa de que se assim ela fizesse, não lhe iria mais faltar nem farinha e nem azeite. E ela compadeceu-se do homem.

A outra encontra-se no templo, junto à caixa, onde o povo colocava suas colaborações. Ela coloca duas moedas – pouco, muito pouco em comparação às outras contribuições.

As duas, de diferentes tempos e lugares, têm muito em comum: a generosidade e a confiança, que brota da fé em Deus. Não dão muito, mas dão tudo. A primeira não leva em conta que é um homem de outra terra, que pede o pão; a segunda não se importa com o que os outros possam pensar sobre suas moedas, sua humilde esmola. Ambas ofertam tudo, tudo o que têm.

A carta aos Hebreus fala de Cristo, que não ofereceu um holocausto, mas ofereceu-se a simesmo,  entregando sua vida, “abolindo o pecado pelo sacrifício de si mesmo”. A morte de Jesus na Cruz mudou a história humana essencialmente.

Somos rodeados de necessidades em todos os sentidos: a pobreza material que neste tempo da pandemia aumentou tanto, a solidão de tanta gente, doenças, a falta de empregos o que fez aumentar a fome e conflitos em todas as dimensões…

É importante que sigamos o exemplo das duas viúvas, confiando e dando com generosidade o que podemos dar.

Jesus está conosco.

 

Ir. Timótea OSB