TERÇA-2ADV

3ª FEIRA DA 2ª SEMANA DO ADVENTO 

10/12/2024


 LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: Isaías 40,1-11

Salmo Responsorial: 95(96)-R- Olhai e vede, o Senhor vem com poder 

Evangelho: Mateus 18,12-14

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã! 

Is 40,1-11

O Povo de Deus precisava ser consolado. Opressão, lutas, exílio tinham sido o amargo pão de cada dia até o momento dessa profecia. Sem terra, sem templo, sem rei, o povo vivia a humilhante situação de desterrado em terras estrangeiras. Os anos passavam com uma lentidão desgastante, e cada um procurava organizar a sua própria vida. Alguns conseguiram até galgar posições sociais. Por isso o povo era tentado a fixar a morada na terra da Babilônia. 

Isso tudo, porém, significava abandonar Deus e um esquecimento das promessas divinas. Mais uma vez Deus suscita profetas para despertar o povo que começava a se acomodar à terra pagã da Babilônia. 

A leitura que ouvimos é o início da obra literária conhecida como Deutero-Isaías, que abarca os capítulos 40 a 55 do livro de Isaías. A passagem de hoje é uma espécie de prólogo ou síntese do Deutero-Isaías. Nele se enunciam o mistério central do livro: um povo no exílio e um Deus libertador, que não tardará a salvá-lo da escravidão e leva-lo à terra prometida. Libertação, êxodo e posse da terra, recordação do Egito são os temas dos capítulos 40 a 55 de Isaías.

A ordem de Deus ao profeta Isaías constitui a melhor expressão dos sentimentos divinos em relação ao seu povo. É também a manifestação divina em forma de perdão e de reconciliação. “Consolai, consolai o meu povo! Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida”.

Quando João Batista começar a sua pregação no deserto, ele irá fazer menção à essa passagem de Isaías. Ele se apresentará não como o Messias, nem o profeta, mas como “a voz que clama: preparai no deserto o caminho do Senhor”. 

Estamos no Advento: tempo da consolação de Deus; tempo também de preparar o caminho do Senhor!



DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso