SÁBADO-4TC

SÁBADO DA 4ª SEMANA COMUM

03/02/2024

São Brás

LINKS AUXILIARES:


Leitura: 1 Reis 3,4-13

Salmo 118(119) R-Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!

Evangelho de Marcos 6,30-34

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo, que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé e chegaram lá antes deles. 34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã!

Mc 6,30-34

Os apóstolos retornam da missão e prestam contas de tudo o que tinham feito e tinham ensinado. Podemos imaginar a alegria dos apóstolos em poder apresentar a Jesus um belo relatório de tudo o que eles fizeram, a excitação dos apóstolos ao apresentarem a Jesus como era importante a colaboração deles para a missão. Podemos até mesmo imaginar que eles já se sentissem “colaboradores indispensáveis” para Jesus.

Nesse sentido, é significativa a reação de Jesus ante o belo relatório que os apóstolos lhe entregam: Jesus os convida a se retirarem junto com Ele para um lugar deserto para descansar um pouco! De fato, o evangelista observa que eram tantos que os procuravam que não tinham sequer tempo para comer.

Evidentemente é admirável a dedicação dos Apóstolos ao povo. É mais admirável ainda que os apóstolos se entreguem ao serviço junto com e a exemplo de Jesus.

O convite que Jesus faz ao descanso não tem somente uma função fisiológica. O descanso dos Apóstolos deve consistir em se retirarem para “um lugar deserto”. O descanso com Jesus não é meramente funcional. Trata-se de um afastamento do trabalho para por em prática o comportamento indicado nas parábolas do Reino, de modo especial da parábola da semente que cresce sozinha e segundo o seu ritmo. Descansar nesse sentido, significa assumir o comportamento da confiança na ação de Deus, da humildade de quem não se considera “indispensável”, da paciência de quem sabe que os frutos dependem de Deus e não do nosso ativismo.

Meu irmão, minha irmã, temos grande necessidade de escutar e de aceitar o convite de Jesus: “Vinde, vós sozinhos, para um lugar deserto e descansai um pouco”.


DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso