20 DE DEZEMBRO

20 DE DEZEMBRO

PREPARAÇÃO PRÓXIMA DO NATAL


 LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: Isaías 7,10-14

Salmo Responsorial: 23(24)-R- O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!

Evangelho: Lucas 1,26-38

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi, e o nome da virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã! 


Lc 1,26-38

No evangelho da anunciação Maria é chamada de “cheia de graça”. No original grego essa expressão tem um verbo na voz passiva. Assim uma tradução literal do original grego é: “aquela que foi cumulada de graça”. É Deus que agiu, que cumulou Maria de graças. Foi Deus que preparou Maria para ser a mãe do Salvador. 

A iniciativa é totalmente de Deus. E Maria reconhece esse protagonismo de Deus. Ela se apresenta como a Serva do Senhor. Maria não tem orgulho; ela escuta com humildade e acolhe a iniciativa divina sem pretensões pessoais. Seu único desejo é o de servir Deus.

O Senhor nos amou por primeiro. E que queremos receber toda a alegria do natal, se quisermos receber toda a esperança que nos é dada neste mistério, devemos insistir neste comportamento de humildade e de obediência: é Deus que vem a nós como dom gratuito, como um presente que não merecemos, mas que nos é oferecido por Deus. Não estamos na ordem do merecimento ou da barganha. Estamos na ordem da graça e do amor. Natal é esse dom de amor e de graça.




DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso