QUINTA-2TC

5ª FEIRA DA 2ª SEMANA COMUM 

18/01/2024 

LINKS AUXILIARES:

ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA

AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO

TODOS OS VÍDEOS DE DOM JÚLIO


Leitura: 1 Samuel 18,6-9;19,1-7 

Salmo 55(56) R- É no Senhor que eu confio e nada temo. 

Evangelho de Marcos 3,7-12 

Naquele tempo: 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galiléia o seguia. 8E também muita gente da Judéia, de Jerusalém, da Iduméia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse. 10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: 'Tu és o Filho de Deus!' 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era. Palavra da Salvação.


Meu irmão, minha irmã! 

Mc 3,7-12

No Evangelho vemos Jesus realizando a unidade das pessoas. A unidade universal sempre foi um sonho da humanidade. Muitos imperadores, ditadores, chefes religiosos tentaram unir as pessoas com a força dos exércitos, do dinheiro, da política, das promessas de um paraíso terrestre. A história registra os resultados desastrosos dessas tentativas.

Multidões são atraídas por Jesus. A Ele acorrem não somente pessoas da Judéia e de Jerusalém, mas também das regiões pagãs da Iduméia, de Tiro e Sidônia. É tanta gente que Jesus precisa subir em uma barca para que a multidão não o comprimisse. Ele une as pessoas não com a força, mas as atrai com a sua bondade e com a sua palavra. 

Cristo se opõe com severidade aos espíritos maus: não deseja que sua grandeza seja manipulada. Ele realiza milagres, mas não deseja fazer do milagre um poder de manipulação das consciências. De fato, Ele ordena que os espíritos maus se calem para que eles não deturpem a identidade e a missão de Jesus. Os espíritos maus querem fazer com que as pessoas vejam Jesus como mero curandeiro que veio para resolver problemas imediatos. 

A missão de Jesus é a do Servo de Deus, daquele que dá a vida, que se sacrifica na cruz para oferecer a todos a dignidade de filhos de Deus. Jesus não veio somente para curar as nossas doenças. Ele veio para transformar a nossa natureza e para restabelecer a nossa relação com Deus e a nossa relação conosco mesmo. Sem isso a unidade da humanidade não será possível.

A cada missa devemos nos aproximar de Cristo com o mesmo desejo com que as pessoas eram atraídas até Jesus. A cada missa devemos buscar a nossa cura e a nossa transformação profunda com o mesmo ardor com que as multidões iam até Jesus.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso