SÁBADO-24TC

São Mateus Apóstolo e evangelista, festa.

21/09/2024

LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: Efésios 4, 1-7.11-13

Salmo Responsorial: 18(19A) R- Seu som ressoa e se espalha em toda a terra!

Evangelho: Mateus 9,9-13 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 9Jesus viu um homem, chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã! 

Mt 9,9-13

A festa de hoje nos ensina muitas coisas. Jesus não somente perdoa pecados; Ele transforma o pecador. Esta é a obra maravilhosa da misericórdia de Deus: com apenas uma palavra, Jesus faz do pecador um discípulo, que depois será apóstolo e evangelista.

O sistema de arrecadação de impostos funcionava através de intermediários a serviço dos romanos e do governador regional. Hoje nós falaríamos de “serviço terceirizado” ou de “concessão”. Tal sistema se prestava a abusos de todo tipo, favorecia e tornava odiosos os cobradores de impostos, tanto que eles eram considerados pecadores públicos.

O chamado de Jesus salvou Mateus da escravidão do pecado, do roubo e da extorsão. Mateus deixa de ser escravo do dinheiro para receber, com o chamado de Jesus, a liberdade do seguimento. Ele deixou tudo para seguir Jesus.

Mateus deixou uma vida feita de roubo, extorsão, abuso de poder para uma vida nova em companhia de Jesus. De Jesus, ele aprendeu não somente a ser justo, mas também a ser misericordioso com os outros. Aprendeu que os bens da criação são possuídos para que frutifiquem e sejam repartidos com os outros.


DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso