SEXTA-1Q

6ª FEIRA DA 1ª SEMANA DA QUARESMA

23/02/2024 

São Policarpo


 LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura - Ezequiel 18,21-28 

Salmo - Sl 129(130)-R. Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir? 

Evangelho - Mt 5,20-26 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:  20Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal'. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: 'patife!' será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de 'tolo' será condenado ao fogo do inferno. 23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo. Palavra da Salvação.


Meu irmão, Minha irmã! 


Mt 5,20-26

Na liturgia de hoje o tema principal é o da conversão. Estamos ainda a caminho, temos ainda tempo para a nossa conversão. Ainda não estamos diante do Juiz para sermos julgados. Ainda estamos a caminho e ainda podemos fazer um acordo com o nosso adversário.

Quem é o nosso adversário? Nosso adversário é o irmão com o qual não vamos de acordo. Por isso o evangelho de hoje nos exorta com clareza a nos reconciliar com o irmão antes que seja tarde demais.

O adversário é também, de certa forma, Deus. Deus? Por que? Deus é nosso adversário quando estamos no pecado! Por isso, o Evangelho nos exorta também a nos reconciliar com Deus. Podemos nos reconciliar com Deus porque o que Ele mais deseja é a nossa salvação. Deus não tem alegria nenhuma com a nossa perdição. A grande tentação proveniente do espírito do mal é de que é inútil buscar a conversão porque é impossível. É o espírito do mal que quer nos fazer crer que não podemos sair de nosso pecado. 

Ao contrário, a Palavra de Deus proclama que Deus deseja a nossa conversão e a nossa salvação.


DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso