SEXTA-5TP

SANTOS FILIPE E TIAGO – APÓSTOLOS E MÁRTIRES 

03/05/2023

LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: 1 Coríntios 15,1-8 

Salmo Responsorial 18(19) R- Seu som ressoa e se espalha em toda a terra 

Evangelho: João14,6-14 

6        Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7         Se me conhecestes, conhecereis também o meu Pai. Desde já o conheceis e o tendes visto”. 8       Filipe disse: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta”. 9     Jesus respondeu: “Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Quem me viu, tem visto o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10  Não acreditas que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11 Crede-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Crede, ao menos, por causa destas obras. 12    “Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai. 13        E o que pedirdes em meu nome, eu o farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14  Se pedirdes algo em meu nome, eu o farei. 


Meu irmão, minha irmã! 


Jo 14,6-14

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por mim”.

No discurso do pão da vida, essas palavras de Jesus parecem contradizer outras palavras que o mesmo Jesus diz: “ninguém vem a mim se o Pai não o atrai”. Quem é a vida: o Pai ou Jesus?

Mas aqui não há contradição ou concorrência entre o Pai e o Filho. Há complementariedade. No início, é o Pai que age: Ele atrai a gente para Jesus. É por isso que não é possível ir até Jesus, se o Pai não o atrai interiormente. E é exatamente, quando nos atrai para Jesus, que o Pai revela que para ir até Ele é preciso ir por meio de Jesus. O Pai não permite que ninguém chegue até Ele sem passar pelo Filho, porque o Filho é verdadeiramente o caminho, aquele que revela o Pai, que comunica a vida do Pai. 

Neste evangelho, Jesus se revela: revela o seu coração e revela o seu desejo de que conheçamos o Pai. 

“Quem me vê, vê o Pai”. Ver o Pai é um desejo profundíssimo do ser humano. Mais do que conhecer, queremos ver Deus. O pensamento, o conhecimento é um meio indireto de conhecer Deus. Para conhecer de verdade é preciso ver, ou seja, é necessário se encontrar pessoalmente com Deus. Não queremos apenas um contato indireto com Deus: não bastam pensamentos e ideias sobre Deus. Queremos encontrá-lo pessoalmente, queremos ver.

Para ver Deus nos foi dado o Filho: quem vê o Filho, vê o Pai. Esse é o mistério mais profundo de Jesus: Ele é o revelador do Pai! Não se trata apenas de contemplar os traços exteriores de um rosto. Em Jesus, podemos contemplar toda uma existência humana. O Pai está em Jesus, na sua vida, nos seus atos, nas suas palavras, na sua existência, e principalmente em sua paixão, morte e ressurreição. É na páscoa de Cristo que podemos ver Deus.

Peçamos a intercessão de Filipe que desejava ver Deus. Que possamos nós também desejar ver Deus. E que possamos vê-lo em Jesus, na sua morte e ressurreição. 



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

https://pt-br.facebook.com/domjulioendi.akamine

Créditos do áudio: Rádio Uniso 

http://radiouniso.com/